Rafael Cardeira preparado para novo desafio no Campeonato Português de Ralis

0

Castelo Branco acolhe já no próximo fim-de-semana a primeira prova de asfalto da temporada, momento que marca o regresso de Rafael Cardeira às emoções do Campeonato de Portugal de Ralis, aos comandos do novíssimo Renault Clio R3T. Depois dos títulos alcançados na classe RC5, o piloto do Sporting Clube de Portugal apostou em 2019 na categoria RC3, onde irá procurar os melhores resultados, numa temporada em que o mais importante passará pela adaptação à nova viatura.

As naturais dificuldades que irá encontrar neste regresso à competição não tiram o animo ao piloto da Marinha Grande que se mostra muito motivado para a sua primeira prova da temporada. “Neste primeiro rali da temporada procuro três coisas fundamentais: somar o maior número de quilómetros em competição para que possa continuar a evoluir e a melhorar a adaptação ao carro, perceber, durante as primeiras especiais da prova, onde nos posicionamos em relação à concorrência e por fim lutar por uma posição final nos três primeiros classificados entre os RC3. Sabemos que a nossa concorrência tem mais experiência com estas viaturas, mas isso até acaba por nos libertar alguma pressão”, explicou o piloto que irá continuar a contar com André Couceiro como navegador.

Depois dos primeiros quilómetros de testes que serviram essencialmente para Rafael Cardeira perceber melhor a nova viatura, segue-se o primeiro desafio em competição. Apesar de já ter participado por diversas vezes no Rali de Castelo Branco, a prova conta em 2019 com um traçado completamente renovado e o piloto vê nisso uma oportunidade: “Com a aquisição do Renault Clio R3T subimos duas categorias no Campeonato de Portugal de Ralis, militando agora na classe RC3 e lutando pela classificação geral das Duas Rodas Motorizes. Temos vindo a fazer um trabalho de adaptação à nova viatura para encontrar o melhor setup que me permita uma rápida aprendizagem. As nossas sessões de testes foram bastante positivas e consegui encontrar um compromisso que me deixa confortável para a minha primeira prova do campeonato. Apesar de já ter participado várias vezes neste rali, a organização decidiu em 2019 renovar o traçado da prova e isso pode ser positivo para nós, uma vez que, pelo menos no que toca ao conhecimento do traçado, partimos ao mesmo nível que a nossa concorrência”, destacou.

O Rali de Castelo Branco vai para a estrada nos dias 22 e 23 de Junho e contará com 10 especiais. Com organização da Escuderia de Castelo Branco a prova percorrerá a região albicastrence somando um total de 393,70km, 128,91 dos quais cronometrados. Recorde-se que Rafael Cardeira doará 1€ por quilómetro cronometrado à instituição ATLAS – People Like Us.

Rafael Cardeira apresentou Projeto KM’Solidários

A temporada 2019 promete ser uma das mais solidárias de sempre, no que ao Campeonato Portugal de Ralis diz respeito. Rafael Cardeira, em parceria com a BIGPRESS Comunicação, apresentou ontem o Projeto “KM’Solidários” que promete ajudar o ATLAS – People Like Us, uma ONG que actua na Marinha Grande, Leiria, Pombal e Coimbra.

A premissa deste projeto é simples: por cada quilómetro cronometrado realizado pela dupla Rafael Cardeira/André Couceiro no Campeonato de Portugal de Ralis 2019, será entregue 1€ à instituição. A apresentação do projeto realizou-se ontem na sede do ATLAS, localizada Edifício da Antiga IVIMA, no centro da Cidade da Marinha Grande e contou com a presença do piloto, da presidente da ONG, Dra. Helena Vasconcelos e Pedro Batalha, representante da empresa parceira.

Em época de estreia aos comandos de uma viatura de última geração, um Renault Clio R3T, Rafael Cardeira viu nesta campanha uma forma de continuar a ajudar a instituição da qual já é embaixador desde 2016. “É com grande orgulho que apresento esta campanha que me vai acompanhar durante a temporada 2019. O grande objetivo deste projeto, para além de ajudar a financiar as actividades do ATLAS People Like Us, passa por dar notoriedade e visibilidade a esta causa, aproveitando para tal o mediatismo que tenho enquanto piloto. Com esta iniciativa acredito que não só posso ajudar o ATLAS a financiar-se mas também a aumentar o número de voluntários, sendo certo que com isso vamos chegar a mais pessoas e ajudar mais famílias, idosos e crianças carenciadas”, explicou o piloto da Marinha Grande.

Por seu lado, Helena Vasconcelos, Presidente desta Associação mostrou-se muito entusiasmada com este projeto: “Quem conhece o Rafael sabe que ele é um jovem muito solidário e muito ligado ao ATLAS, principalmente junto dos mais jovens e das escolas. Para a nossa ONG todas as ajudas são importantes e é com grande orgulho que vamos receber os donativos conseguidos pelo Rafael a cada quilómetro”, disse.

Para Pedro Batalha, representante da BIGPRESS Comunicação, é um orgulho continuar lado a lado com Rafael Cardeira, desta feita num projeto solidário. “Desde o início da carreira do Rafael que temos uma ligação muito especial. Quando o Rafael nos falou da sua ideia sempre tivemos interesse de ajudar e esta foi a forma que arranjámos. Em meu nome pessoal e em nome da empresa deixo o repto a todos os outros empresários que se juntem a este projeto, aumentando o valor doado por quilómetro.”

Os primeiros KM’Solidários serão realizados já nos dias 22 e 23 de Junho, datas onde Rafael Cardeira marcará presença no Rali de Castelo Branco, primeira prova da temporada realizada em piso de Asfalto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.