Ford Motor Company Assinala 20 Anos de Sustentabilidade

0
  • A Ford Motor Company acaba de publicar o seu 20º Relatório Anual de Sustentabilidade, reflectindo sobre duas décadas de progresso e assumindo novos e ambiciosos objetivos para o futuro
  • A empresa anunciou também novas metas de sustentabilidade que vão ajudar a alcançar esses ambiciosos objetivos
  • Além disso, a Ford lançou oficialmente a iniciativa SHE-MOVES, um programa de financiamento da Ford Motor Company e do Ford Fund dedicado ao fortalecimento do papel das mulheres na mobilidade

Em 1999, a Ford Motor Company publicou o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, tendo sido a primeira empresa da indústria automóvel a tomar tal iniciativa. Desde então, a Ford dedicou duas décadas inteiras rumo a um mundo mais sustentável.

Nas palavras de Kim Pittel, vice-presidente para a sustentabilidade, ambiente e segurança, “estamos empenhados em ter um impacto positivo no planeta e nas comunidades onde vivemos e operamos. Trabalhamos com os nossos parceiros e fornecedores para encontrar soluções que protejam o planeta e melhorem a vida das pessoas, com o objectivo de termos um impacto ainda maior e, assim, atingirmos, juntos, as metas a que nos propomos.”

A Ford percorreu já um longo caminho desde a publicação do primeiro relatório, cujos objectivos iniciais estavam concentrados em questões ambientais. A abordagem da empresa face à sustentabilidade é agora muito mais ampla, tendo registado um progresso contínuo ao longo dos anos.

O ano passado foi um ano crucial para alguns dos aspectos desse progresso. Só em 2018, a Ford conseguiu os seguintes objectivos:

  • Condução de uma avaliação formal das Nações Unidas respeitante aos direitos humanos
  • Alcançar uma das metas da empresa, definida em 2010, para reduzir em 30 por cento as emissões operacionais de GEE por veículo produzido, o que foi conseguido com oito anos de antecedência
  • Anunciar metas aspiracionais de zero captações de água para processos de produção, utilizando somente água doce para consumo humano

Visão para o Futuro

Para se preparar para os próximos 20 anos, a Ford baseia-se nas metas aspiracionais do ano passado e compromete-se com diversas novas metas como parte da jornada para se tornar a empresa mais confiável do mundo, projetando veículos inteligentes para um mundo inteligente.

Essas aspirações, que orientarão estratégias e metas de sustentabilidade futuras, incluem:

  • Fomentar o progresso humano proporcionando mobilidade e acessibilidade para todos
  • Tornar-se na empresa mais inclusiva e diversa a nível global
  • Utilizar, em todos os veículos a nível global, apenas matérias-primas obtidas de forma responsável
  • Utilizar apenas plásticos reciclados e renováveis em todos os veículos, a nível global

Trabalhar Rumo à Visão do Futuro

Enquanto as metas aspiracionais definem a estratégia de sustentabilidade a longo prazo da Ford, a empresa estabeleceu novas metas de sustentabilidade no âmbito do 20º aniversário do Relatório de Sustentabilidade, que ajudarão a alcançar a sua visão para o futuro:

  • A Ford continuará a dar a sua contribuição para a redução das emissões de CO2, em consonância com o Acordo de Paris sobre alterações climáticas. O primeiro Relatório da Ford sobre o Cenário das Alterações Climáticas, publicado em conjunto com o Relatório de Sustentabilidade, detalha a visão da Ford acerca da transição para uma economia de baixo carbono e da resiliência na gestão dos riscos climáticos no futuro.
  • A Ford vai eliminar a utilização de plásticos de utilização única nas suas operações, até 2030
  • Até 2035, todas as fábricas da Ford a nível global, utilizarão apenas energias 100 por cento renováveis, ou seja, a energia será proveniente de fontes que se renovam naturalmente – tais como as energias hidroeléctrica, geotérmica, eólica e solar. Constituindo já um passo rumo a este objetivo, a empresa comprometeu-se com uma substancial aquisição, de energias renováveis através do programa MIGreenPower da DTE Energy, que irá fornecer 500.000 megawatt-hora (MW/h) provenientes de energia eólica recolhida a nível local no Michigan, a maior aquisição de energia renovável de sempre da Ford.

Sustentabilidade na Europa

No início deste ano, a Ford assumiu o compromisso de que todos os futuros novos modelos da empresa incluirão uma opção eletrificada. Em Abril, num evento especial “Go Electric” realizado em Amesterdão, a empresa apresentou uma vasta gama de 16 modelos eletrificados destinados ao mercado europeu, projetados para ajudar a tornar as cidades mais limpas e silenciosas através de um maior recurso à energia eléctrica amiga do ambiente. A gama inclui todo o tipo de modelos, desde pequenos familiares a SUVs e veículos de transporte de passageiros, sob uma nova bandeira Ford Hybrid, estando também já a caminho um SUV de alta performance inspirado no Mustang e um furgão Transit totalmente elétrico.

As anteriores iniciativas tomadas pela Ford, que contribuem para o compromisso da empresa relativamente à sustentabilidade nas suas fábricas, incluem:

  • O Centro Europeu de Peças e Distribuição da Ford em Colónia, na Alemanha, possui uma rede de painéis solares fotovoltaicos instalados pelo fornecedor de energia alemão RheinEnergie, que introduz anualmente na rede eléctrica 1.100 MW/h de electricidade, a energia suficiente para abastecer 370 habitações de média dimensão da cidade de Colónia.
  • Três turbinas eólicas instaladas na maior fábrica Ford de motores Diesel da empresa, o Centro Diesel de Dagenham, no Reino Unido, fornecem energia limpa em quantidade suficiente para alimentar a nave de montagem final.
  • No ano passado, foi inaugurado na Roménia o Primeiro Centro Europeu de Recursos e Envolvimento da Ford, representando um investimento no valor de 1 milhão de dólares.

Há mais de dez anos que a Ford utiliza energia eléctrica 100 por verde em todas as suas instalações existentes na cidade de Colónia, incluindo electricidade fornecida por três centrais hidroelétricas na Noruega e na Suécia.

Destaques Adicionais do Relatório

Além destas metas aspiracionais e objectivos de sustentabilidade, a Ford lançou oficialmente a iniciativa SHE-MOVES (Strengthening Her: Mobilizing Ventures for Social Innovation), um programa de financiamento promovido pela Ford Motor Company e pelo Ford Fund, destinado a apoiar iniciativas da comunidade, em benefício de mulheres e crianças, na Índia, África do Sul e Nigéria, e que promove o acesso à mobilidade.

A empresa escolheu também os três primeiros beneficiários:

  • Zaclon India Pvt. Ltd. – providencia formação a mais de 40 mulheres na Índia para operar e dar manutenção a veículos, promovendo a colocação profissional, e proporciona-lhes também formação em autodefesa e segurança pessoal.
  • Shuttlers – Durante um ano, pelo menos 600 mulheres na Nigéria podem aceder a serviços de transporte (shuttles) especializados ao longo de um percurso frequentemente utilizado, facilitando uma experiência de aprendizagem personalizada.
  • Uhambo Foundation – na África do Sul, proporciona apoio, educação e transporte a toda a comunidade para portadores de deficiências, e apoia o programa para pais Whole Person Leadership Development, especialmente dedicado às mães

Além das novas metas e iniciativas anunciadas em conjunto com o 20º Relatório Anual de Sustentabilidade, a empresa destaca também dados bastante detalhados acerca das iniciativas e conquistas em benefício das pessoas, do planeta e da inovação de produto.

Para aceder ao relatório na sua totalidade, basta ir a sustainability.ford.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.