Roady dá sugestões para aproveitar os feriados em segurança

0

Com vários feriados nos próximos dias, urge aproveitar estas pausas para umas mini férias e escapadelas de verão. Com amigos, a dois ou em família não se esqueça destes 5 pontos a ter em atenção antes de se fazer à estrada:

1. REVISÃO

É um dos principais cuidados a ter antes de viajar, principalmente para grandes distâncias. A larga maioria dos automóveis indica, no painel de bordo, a data de revisão. Se o carro for antigo, saiba que, em geral, a revisão é feita a cada 10 mil quilómetros ou, pelo menos, uma vez por ano.

2. NÍVEL DE ÓLEO E FILTRO

Ambos devem ser trocados regularmente, mas sempre de acordo com a recomendação do fabricante. A verificação regular do nível do óleo é essencial para que o motor do veículo se mantenha em boas condições, evitando danos graves com custos de reparação muito elevados. No caso do filtro, as impurezas do motor ficam ali alojadas, sujando o óleo novo.

3. ÁGUA E OUTROS LÍQUIDOS

Não se esqueça de verificar os níveis de água no limpa-vidros e do líquido de refrigeração. Neste último caso, existe uma marca mínima que deve ser cumprida, havendo alguns automóveis que utilizam apenas líquidos específicos. Em caso de dúvida, consulte sempre o respetivo manual do proprietário.

4. TRAVAR EM SEGURANÇA

Uma falha nos travões é meio caminho andado para um acidente. Com o passar do tempo eles desgastam-se, pelo que é realmente importante verificar o estado, o nível de segurança e, se necessário, proceder à troca.

5. PNEUS NÃO SE QUEREM CARECAS

Antes de uma viagem é importante verificar a pressão dos pneus e certificar-se que está tudo dentro dos valores recomendados pelo fabricante. Se o carro tiver já alguns

anos, ou andar muito na estrada, o condutor deve ter também atenção ao estado dos pneus. A avaliação do desgaste pode ser feita recorrendo ao Tire Wear Indicator (Indicador de Desgaste do Pneu), ou seja, às saliências que ficam entre as ranhuras do pneu. Até 23 de junho os centros-auto Roady têm uma oferta imperdível com descontos imediatos até 40€.

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal acaba de lançar um alerta para a necessidade de verificação do estado dos pneus antes do período de férias em família. Intitulada “Pneus? Muito mais que um acessório, a sua segurança” a campanha tem como objectivo a promoção da segurança, a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário, procurando sensibilizar os automobilistas para a importância dos “sapatos” dos seus automóveis.

OUTROS ITENS BÁSICOS QUE DEVE VERIFICAR

• Filtro de ar

• Alinhamento da direção

• Qualidade e estado do pneu sobressalente

• Sistema elétrico

• Luzes do carro – piscas e iluminação traseira e dianteira

Cuidar do seu automóvel é sinónimo de prevenir acidentes, para umas férias em segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.