Dunlop preparada para a batalha das 24 Horas de Le Mans

0
  • Dunlop lutará pela sua 9ª vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans
  • Equipa Jackie Chan DC Racing na luta pelo Campeonato do Mundo da FIA
  • Testes prévios serviram para a Dunlop definir uma estratégia de pneus para a corrida
  • LMP2 é a única categoria com uma “guerra de pneus”

A Dunlop, a marca de pneus que alcançou mais êxitos na história das 24 Horas de Le Mans, chega ao circuito de La Sarthe com ambições claras. O seu objetivo é ajudar as equipas que correrão com pneus Dunlop a vencer a corrida de resistência mais famosa do mundo, enquanto que também ajudará a equipa Jackie Chan DC Racing a tentar vencer o Campeonato do Mundo da FIA. Outro dos objetivos da Dunlop é assegurar a sua 9ª vitória consecutiva em LMP2, a única categoria em que existe uma luta entre os fabricantes de pneus.

Principais equipas escolhem Dunlop

Na categoria LMP2 (para protótipos que usam um motor Gibson V8 de 600 cv) há nove equipas que escolheram competir com pneus Dunlop.

A grelha de partida conta com uma combinação de equipas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), e de equipas tanto da Asian Le Mans Series como da European Le Mans Series. As equipas de Dunlop incluem os dois carros da Jackie Chan DC Racing. O seu coche nº 38 (Gabriel Aubry, Stéphane Richelmi e Ho-Pin Tung) está a somente quatro pontos do líder do campeonato. As 24 Horas de Le Mans são a ronda final da temporada 2018/19 do Campeonato do Mundo de Resistência, pelo que o trio, que estará aos comandos de um Oreca, terá os olhos postos no título, assim como na vitória. Tung estabeleceu o tempo mais rápido nos testes anteriores à corrida, realizados a 2 de junho.

Quanto às European Le Mans Series, a equipa G-Drive, vencedora do campeonato, procurará repetir o seu recente triunfo nas 4 Horas de Monza. Roman Rusinov, Job van

Uitert e Jean-Éric Vergne lideram os habituais pilotos de ELMS que se classificaram para a corrida das 24 Horas.

Engenheiros da Dunlop são parte importante na tomada de decisões das equipas

A Dunlop não se encarrega apenas de disponibilizar pneus às equipas. Enviará mais de 50 especialistas a Le Mans, e no seio desta equipa de elite estará um grupo de engenheiros afetos a cada equipa Dunlop. O seu trabalho é monitorizar a performance dos pneus de cada carro, mas também ajudar na hora de decidir quando trocar os pneus. Os regulamentos de Le Mans limitam que somente dois mecânicos, com as suas pistolas, possam trocar os pneus, o que significa que uma troca de pneu é muito mais lenta do que uma troca típica ao estilo da F1. Esta norma faz com que a Dunlop proporcione pneus cada vez mais duradouros, e que não baixem de rendimento com o passar das voltas. Esperam-se stints quádruplos. Isto significa que, em três de cada quatro paragens nas boxes, o depósito será reabastecido, mas as equipas podem optar por não trocar os pneus.

Quatro stints em Le Mans equivalem a mais de duas corridas de Fórmula 1, o que significa que um jogo de pneus de competição Dunlop cobrirá uma distância que, por norma, poderia requerer seis jogos de pneus na Fórmula 1. É esta busca pela performance e durabilidade o que faz com que Le Mans seja um verdadeiro desafio para os fabricantes de pneus, na perspetiva de Mathias Kipp, Responsável de Competição Automóvel da Dunlop: “Deleitamo-nos com a perspetiva de uma intensa corrida entre carros, pilotos e fabricantes de pneus. A nossa equipa de especialistas estará profundamente envolvida nas decisões estratégicas durante a corrida, orientando as nossas equipas na escolha da especificação Dunlop a utilizar a cada momento”.

Em condições de piso seco, a Dunlop centrar-se-á em duas especificações principais de pneus para a categoria de LMP2. O mais provável é que o pneu “A”/ macio seja utilizado durante a noite, quando as condições forem mais frias. O pneu com especificação C, que conta com um composto ligeiramente mais resistente e duradouro, a par de uma nova construção, será a opção principal nas condições mais quentes.

Mike McGregor, Responsável de Apoio em Pista, explica: “Realizamos longos testes para nos centrarmos nos períodos de transição entre os dois pneus. Tanto as especificações A como C da Dunlop contam com janelas de operação bastante largas, o que significa que qualquer um pode ser utilizado para stints quádruplos, já que a temperatura cai durante a noite, e volta a subir ao amanhecer. A escolha de que pneu usar dependerá da preferência do piloto, mas também da opinião dos nossos engenheiros quanto à estratégia de corrida, às temperaturas e às condições da pista”.

Em condições de piso molhado, o pneu intermédio da Dunlop é caraterizado por oferecer aderência tanto em condições de asfalto seco como de muita chuva. “Em várias corridas do Campeonato de Resistência e das European Le Mans Series, esta versatilidade ajudou as equipas a alcançar a vitória, ao não terem que parar quando as condições mudam”, acrescentou Mike McGregor.

As equipas podem utilizar até 56 pneus de seco, não existindo limite para o número de pneus de chuva ou intermédios.

Equipas Dunlop:

Nº           Equipa                                                  Carro     Pilotos

20           High Class Racing                             Oreca     Dennis Andersen/Mathias Beche/Anders Fjordbach

23           Panis Barthez Competition                              Ligier     René Binder/Julien Canal/Will Stevens

25           Algarve Pro Racing                            Oreca     John Falb/Andrea Pizzitola/David Zollinger

26           G-Drive Racing                                   Aurus     Roman Rusinov/Job van Uitert/Jean-Éric Vergne

28           TDS Racing                                         Oreca     Loïc Duval/François Perrodo/Matthieu Vaxiviere

37           Jackie Chan DC Racing                   Oreca     David Heinemeier Hansson/Jordan King/Ricky Taylor

38           Jackie Chan DC Racing                   Oreca     Gabriel Aubry/Stéphane Richelmi/Ho-Pin Tung

43           RLR M Sport/Tower Events              Oreca     John Farano/Arjun Maini/Norman Nato

49           Slovakia ARC Bratislava                   Ligier     Henning Enqvist/Miro Konôpka/Konstantin Tereshchenko

43           RLR M deportes/torre eventos         Oreca     John Farano/Arjun Maini/Norman nato

49           Eslovaquia Arc Bratislava                Ligier     Henning Enqvist/miro Konôpka/Konstantin Tereshchenko

As 24 Horas de Le Mans têm início às 15h00 de sábado, 15 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.