Guilherme de Oliveira é o único português no Europeu Rotax 2019

0
  • Líder das principais competições Sénior em Portugal vai correr em Itália

Após um mês e meio intenso, mas repleto de êxitos nas competições nacionais, Guilherme de Oliveira vai disputar, este fim de semana, a primeira prova do Euro Rotax Max Challenge 2019, no Adria Karting Raceway, em Itália. O vencedor do Open de Portugal de 2019 – que lidera o Rotax Max Challenge Portugal, assim como o Campeonato de Portugal – está num bom momento de forma para enfrentar um forte e extenso pelotão de diferentes nacionalidades… apesar de ser ‘rookie’ este ano na exigente categoria Sénior, com apenas 14 anos de idade.

O ‘apertado’ calendário das principais competições nacionais e internacionais esta época tem obrigado vários pilotos a ‘esforços redobrados’. Guilherme de Oliveira está incluído nesse grupo, mas na antevisão da jornada inaugural do Euro Rotax Max Challenge 2019 da categoria Sénior, que será disputada este fim de semana, no Adria Karting Raceway, em Itália, o piloto português perspetivou com bastante entusiasmo uma prova com elevado grau de dificuldade.

“Vai ser certamente uma experiência muito positiva correr pela primeira vez no Europeu de Karting Rotax na categoria Sénior, embora esta época já tenha disputado o Open da especialidade como sénior. Contudo, a exigência é agora diferente, pois estarão em competição quase seis dezenas de pilotos oriundos de vários países e muito experientes”, começou por referir o jovem piloto de apenas 14 anos de idade, para depois avançar com objetivos:

“Nunca corri no circuito de Adria. Será mais uma descoberta. Por isso mesmo, o meu foco e o da minha equipa é adaptarmo-nos o mais rapidamente possível ao traçado. Depois logo veremos em termos de resultados, mas dado que este é o primeiro ano que estou a competir na categoria Sénior, o principal objetivo é garantiu um lugar na Final”.

Guilherme de Oliveira definiu com ‘humildade’ os seus objetivos para a jornada de Adria, mas há cerca de um mês, na pista belga de Genk, a contar para o Open do Europeu Rotax – onde já competiram os principais candidatos ao título europeu Sénior –, o jovem piloto português qualificou-se para a Final e viu a bandeira xadrez na quarta posição. Contudo, foi depois penalizado com cinco segundos por ter o spoiler dianteiro danificado, mas, ainda assim, garantiu um meritório nono lugar.

No passado fim de semana, Guilherme de Oliveira reforçou a liderança no Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior e de forma arrebatadora, já que a contar para a segunda jornada dupla da competição, em Viana do Castelo, venceu as quatro Finais.

Recordamos que o piloto de Vila Nova de Gaia – com raízes em Vouzela – também lidera o Campeonato de Portugal de Karting, que já cumpriu três das cinco provas que compõem a competição, nos circuitos do Bombarral, Fátima e Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.