Luís Alves termina no pódio e lidera nacional de karting Júnior

0
  • Jovem piloto de Guimarães esteve na luta pela vitória no Kartódromo de Leiria

A terceira jornada do Campeonato de Portugal de Karting ficou marcada pelas difíceis condições da pista do Kartódromo Internacional de Leiria, que obrigaram Luís Alves a um esforço redobrado na luta pelos primeiros lugares. O jovem piloto vimaranense, de apenas 13 anos de idade, conseguiu resistir às adversidades e garantiu o terceiro lugar, suficiente para continuar a liderar a categoria Júnior.

Luís Alves e os restantes pilotos do Campeonato de Portugal de Karting já anteviam grandes dificuldades para a prova disputada no Kartódromo Internacional de Leiria. O asfalto recentemente colocado na pista acabou por se deteriorar ao longo do fim de semana, originando diversos incidentes devido à variabilidade das condições de aderência.

Apesar da sua juventude, Luís Alves conseguiu gerir estas circunstâncias e começou por estabelecer o 4.º melhor tempo nos treinos cronometrados, obtendo depois o 3.º lugar na manga de qualificação de sábado. No domingo, o jovem piloto de Guimarães voltou a ser 3.º classificado na derradeira manga de qualificação, largando de igual posição para a Final.

Na corrida decisiva, Luís Alves mostrou-se muito competitivo e conseguiu passar para o comando após uma ligeira saída da trajetória ideal por parte do seu adversário direto, algo que, poucas voltas depois, também o viria a afetar. Luís Alves ainda tentou manter o segundo lugar, mas a sujidade da pista viria a atraiçoá-lo já na derradeira volta, conseguindo ainda assim corta a linha de meta num positivo terceiro lugar, voltando assim ao pódio do Campeonato de Portugal, depois da vitória no Bombarral e do quarto lugar em Fátima.

“As condições da pista eram muito difíceis para toda a gente porque, volta após volta, não sabíamos que aderência iríamos encontrar em cada curva”, afirmou Luís Alves, campeão nacional da categoria Cadete (2015) e bicampeão nacional Juvenil (2016 e 2017). “O asfalto começou a desfazer-se com o calor e com a passagem dos karts, o que significava que qualquer desvio de trajetória nos levava a perder muito tempo. Ainda assim, conseguimos um terceiro lugar em condições muito difíceis, num fim de semana onde outros pilotos que também lutam pelo título perderam pontos. É importante estarmos sempre entre os primeiros lugares e agora vamos para quarta e penúltima prova em Viana do Castelo com o claro objetivo de reforçar o comando no campeonato”, referiu o promissor piloto vimaranense, que é apoiado pela DIPE Imobiliária, Raiz Carisma, DL Cozinhas, Ertec, Município de Guimarães e que defende as cores do Vitória Sport Clube.

Agora, Luís Alves e a sua equipa Cabo Júnior Team vão preparar a participação na terceira prova Campeonato de Espanha de Karting – considerado a par do ADAC (campeonato alemão) como o mais difícil do mundo –, que se disputará no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, de 7 a 9 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.