Dunlop completa a sua gama Hypersport com o lançamento do novo Sportsmart MK3

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  • É o 5º novo pneu hypersport da Dunlop em dois anos
  • Testes realizados no circuito de testes da Dunlop em Mireval confirmam um aumento da aderência de 20% em piso molhado, e de 23% em piso seco

A gama hypersport da Dunlop continua a crescer com a incorporação do novo SportSmart Mk3, que é já o quinto novo pneu para este segmento que apresentado pela marca nos últimos dois anos, o que sublinha o compromisso da Dunlop em proporcionar um pneu para cada tipo de motociclista.

O SportSmart Mk3 cria um novo segmento na gama hypersport da Dunlop, estando este pneu centrado no desempenho dinâmico em estrada, juntamente com o SportsSmart TT, concebido para uma combinação de uso em estrada e em pista.

Um composto totalmente novo

O SportSmart Mk3 conta com um composto MultiTread (MT) completamente novo, com um trio de compostos no pneu traseiro que garantem aos motociclistas uma maior confiança nas condições mais difíceis. Tal contribui para um aumento de 20% da aderência em piso molhado*, de 23% em piso seco, ou seja, não comprometendo o desempenho em piso molhado, e melhorando, ao mesmo tempo, a aderência em condições de piso seco.

A tecnologia MT contém um composto central da banda de rolamento resistente, que proporciona uma forte tração e também se estende sob o composto mais macio dos ombros, para ajudar a reforçar a construção. O composto MT para os ombros conta com a nova resina de aderência em piso húmido da Dunlop, combinada com as mais recentes tecnologias ‘Hi Silica’ e ‘Fine Carbon’. Esta mistura exótica foi concebida para proporcionar um tempo de aquecimento mais célere, que permite aos utilizadores sentir com precisão o elevado potencial em curva, mesmo nas condições mais frias.

A maior proporção de sílica no composto ajuda o pneu a ganhar aderência e tração nos dias mais frios, além de reduzir a resistência ao rolamento, o que melhora a quilometragem do pneu. A utilização de carbono fino, que se une com os polímeros no composto, acelera o tempo de aquecimento. As moléculas finas também se unem com a superfície da estrada com maior precisão, o que aumenta a área de contacto nas curvas mais exigentes.

O pneu dianteiro possui a mesma resina de aderência em piso molhado, com as tecnologias ‘Hi Silica’ e ‘Fine Carbon’. As maiores vantagens que estes compostos proporcionam ao motociclista são a confiança e a estabilidade no momento de travar forte, além de permitirem que o próprio utilizador avalie melhor os níveis de aderência ao rolar a grande velocidade.

Novo e agressivo desenho do piso

O agressivo padrão do piso complementa a tecnologia de compostos, ao aumentar a aderência sobre piso molhado, sem comprometer a quilometragem. Ao maximizar a evacuação de água, mas limitando o movimento que sentiriam os motociclistas com um desenho convencional, o SportSmart Mk3 oferece um comportamento excecional em todas as condições da estrada, um rápido aquecimento e um desgaste uniforme, para uma performance mais duradoura. 

Tecnologia de construção

O SportSmart Mk3 reúne tecnologias que estão já presentes em outros pneus da gama, como a Fórmula Dianteira Dinâmica, baseada na inovação encontrada no SportSmart TT, mais orientado para circuito, que reduz o esforço da direção e otimiza a aderência em curva. O sistema de controlo de tensão da carcaça (CTCS) da Dunlop controla a distribuição da tensão pela carcaça. O que aumenta a tração em linha reta e proporciona uma superior resposta, com a estabilidade necessária para uma moto de hypersport exigente, numa viagem por estrada difícil.

A tecnologia Jointless Belt (JLB, no seu acrónimo em inglês) da Dunlop foi testada na vasta gama de pneus hypersport e desportivos da marca, oferecendo um reforço adicional da carcaça e reduzindo a expansão dos pneus a alta velocidade. Tal proporciona ao motociclista uma resposta consistente e previsível.

Por comparação com o SportSmart2 Max, o outro pneu hypersport orientado para a estrada da Dunlop, a secção transversal do pneu possui um perfil que incrementa a banda em curva, mas também proporciona uma zona de contacto mais consistente à medida que o pneu se desgasta. Tal significa que existe apenas uma ligeira redução da performance entre um pne novo e um com maior quilometragem.

Testes no circuito de testes da Dunlop em Mireval

O novo SportSmart Mk3 foi submetido a extensos testes nas instalações de testes da Dunlop em Mireval, França. Nestes testes, comprovou-se que  a aderência em piso molhado era 20% mais elevada do que a do seu predecessor. O progresso foi ainda maior na aderência em piso seco, com ganhos de mais de 23%.

Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Moto na Europa, afirmou: “Estou orgulhoso daquilo que a equipa de desenvolvimento da Dunlop alcançou com o SportSmart Mk3. Pedimos-lhes que rompessem com as regras, criando um pneu hypersport que funcionasse num patamar muito elevado tanto em piso molhado como seco. Fizeram-no, e, como resultado, oferecemos agora uma gama de pneus para cada tipo de motociclista de hypersport, que vão desde os pilotos de estrada quotidianos até aos vencedores do TT da Ilha de Man”.

O SportSmart Mk3 pertenece à gama hypersport da Dunlop, juntamente com o SportSmart TT (utilização em pista/estrada de 50/50), o D212 GP Racer (orientado para os trackdays) e o GP Pro D213 (o pneu de competição derradeiro para campeonatos que exigem pneus de estrada). O SportSmart2 Max existente reposicionar-se-á como um pneu hypersport de nível médio.

* Por comparação com o Dunlop SportSmart2 Max, nas medidas 120/70Z R17 dianteira, e 190/55Z R17 traseira

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