Henrique Cruz conserva segundo lugar no Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Jovem piloto de Leiria esteve na luta pela vitória no Kartódromo de Fátima

Henrique Cruz deu o mote de que poderia vencer a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Júnior ao ficar a 18 milésimos de segundo da pole-position. Mas, na pista de Fátima, o jovem piloto de Leiria de apenas 13 anos de idade, deu um sinal ainda maior ao vencer a 1.ª manga de qualificação. Na Final, disputada à chuva, quando rodava na terceira posição, um incidente de corrida relegou-o para o oitavo posto. Um desfecho inglório, mas o leiriense conservou o segundo lugar no campeonato que é liderado pelo experiente vimaranense Luís Alves.

Depois de garantir o terceiro lugar do pódio na jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting, entre quase duas dezenas de concorrentes, Henrique Cruz – um dos mais jovens da competitiva categoria Júnior – voltou a apresentar um ritmo muito forte numa prova particularmente difícil, dado que alternância entre piso seco e molhado, fazia com que cada ida à pista tivesse um desfecho altamente improvável.

Nos treinos cronometrados, o leiriense ficou a 18 milésimos de segundo de conquistar a pole-position, mas na primeira manga de qualificação revelou-se mais forte e bateu toda a concorrência, afirmando-se, em definitivo, como um dos principais favoritos à vitória. Na segunda manga de qualificação, Henrique Cruz garantiu a segunda posição e com este resultado assegurou um lugar na primeira linha da grelha de partida para a Final. Todavia, nesta, disputada em 16 voltas ao exigente traçado de 1180 metros de Fátima, a aparição da chuva foi a principal adversária de todo o pelotão. O piloto de Leiria conseguiu ir gerindo a corrida e numa altura em que era terceiro classificado e também já pensava nos importantes pontos que esse resultado lhe daria para as contas do campeonato, viu-se envolvido num incidente a 50 metros da meta (!), sendo relegado para a oitava posição, numa corrida em que triunfou o fafense Tomás Ribeiro.

Ainda assim, Henrique Cruz conservou a segunda posição no campeonato e é, naturalmente, não só pela sua prestação em Fátima, mas também pelo pódio que garantiu na jornada de abertura, um dos principais candidatos ao título. “Ainda é cedo para falarmos de títulos”, disse-nos Henrique Cruz, ciente de que está a competir com excelentes pilotos, para depois fazer um balanço da jornada. “O balanço só pode ser positivo. Não garanti a pole-position por 18 milésimos de segundo, mas venci a primeira manga de qualificação e fui segundo na outra. Depois, na Final, tive a infelicidade de ficar envolvido num incidente quando já tinha optado por gerir o terceiro lugar, que me daria pontos muito importantes para o campeonato. Não foi possível, mas continuo na segunda posição da classificação geral do campeonato e estou naturalmente motivado para as próximas provas, pois creio que estou a fazer uma boa época”, sublinhou Henrique Cruz.

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting será disputada nos dias 11 e 12 de maio, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de local (NDML).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.