Dunlop chega às ELMS 2019 com novos desenvolvimentos de pneus

0
  • Dunlop em busca do seu décimo primeiro título de campeão consecutivo
  • Introduzidos novos pneus nas categorias LMP2 e LMGTE
  • Novas equipas mudam para a Dunlop após testes comparativos

Tem início este fim de semana a temporada de 2019 das European Le Mans Series (ELMS), no circuito Paul Ricard, em Le Castellet, França. Além de apresentar batalhas entre os melhores pilotos e equipas das corridas de resistência, o campeonato, composto por seis rondas, também promete ser um campo de testes para a tecnologia de pneus.

A categoria principal, LMP2, é uma das poucas classes internacionais de competição que permite uma escolha livre de pneus. Isto permite aos fabricantes de pneus mostrar a sua mais recente tecnologia e estimula os designers e engenheiros a desenvolver novos conceitos na sua aventura para ajudar os seus clientes a vencer.

Quando a G-Drive Racing garantiu o título das ELMS em 2018, quando faltava ainda uma corrida, alcançou a décima vitória consecutiva para uma equipa cliente da Dunlop no campeonato. Em 2019, metade da grelha de 18 carros de LMP2 optou por competir com Dunlop: com novas equipas, como a Panis Barthez Competition, a optarem por utilizar pneus Dunlop após testarem os pneus da especificação de 2019.

A gama da Dunlop para as ELMS incli, agora, a “especificação C” pela primeira vez. Este pneu, que garante uma melhor resposta na traseira, e uma melhorada capacidade de controlo na dianteira, teve uma bem sucedida estreia no mês pasado, no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, sendo utilizado pela Jackie Chan DC Racing para conquistar a pole position e a vitória em Sebring.

Mathias Kipp, Diretor de Vendas de Motorsport, explica a mentalidade da Dunlop: “Os nossos dez títulos nas ELMS provêm de trabalharmos em grande proximidade com os nossos parceiros para desenvolver pneus em torno da variedade de diferentes chassis e estilos de condução no campeonato. Para 2019, aceleramos o desenvolvimento, e a especificação C recebeu comentários muito positivos, tanto nos testes como em Sebring. Estamos encantados que as equipas tenham escolhido a Dunlop após testes consecutivos”.

Dunlop confere emoção à luta entre Ferrari e Porsche

A grelha das ELMS também inclui a categoria LMGTE. Este ano, a grelha é uma batalha entre equipas que utilizam o Porsche 911 RSR ou o Ferrari 488 GTE. Os campeões em título, a Proton Competition, encabeçam o alinhamento, em representação do fabricante de Estugarda.

Todas as equipas da categoria LMGTE utilizarão pneus Dunlop pelo quinto ano consecutivo, mas, tal como em LMP2, foram desenvolvidos durante a pré-temporada. É introduzido um novo pneu para condições de piso molhado para os carros de LMGTE, como explica Mike McGregor, Diretor de Testes e Acompanhamento em Pista de Competição: “O novo pneu para piso molhado para LMGTE pode parecer similar ap pneu de 2018, mas conta com um novo pacote de construção e com um novo composto. Tínhamos dois objetivos com este pneu. Em primeiro lugar, proporcionar uma temperatura de funcionamento mais ampla; e, em segundo lugar, garantir que alcança a sua performance mais rapidamente desde quando está froo, por exemplo, numa volta de saída após uma paragem nas boxes. Isto dará maior confiança aos pilotos amadores e proporcionará o acesso a um maior nível de performance aos pilotos profissionais”.

As 4 Horas de Le Castellet terão lugar no circuito Paul Ricard de 12 a 14 de abril, e serão a primeira corrida da temporada de 2019 das European Le Mans Series.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.