Félix da Costa pontua mas perde liderança do campeonato

0

Disputou-se esta tarde na cidade de Roma a 7ª corrida da temporada da Formula E, com António Félix da Costa a pontuar pela 5ª vez nesta temporada. O piloto Português terminou na 9ª posição, numa prova onde esteve envolvido em grandes lutas com adversários, que o fizeram perder algum tempo. De qualquer forma com mais os 2 pontos alcançados hoje, AFC mantém-se na luta pelo campeonato, sendo agora o 2º na tabela a 1 ponto do líder.

Por estar na liderança do campeonato antes desta prova, António Félix da Costa teve de entrar no grupo 1 da qualificação, onde tradicionalmente a pista se encontra bastante suja e consequentemente mais lenta. Ainda assim e diante dos seus adversários directos (top 5 do campeonato) AFC superiorizou-se e foi o mais rápido nesse primeiro grupo, mas à medida que os restantes grupos foram rodando, com a pista mais rápida, o piloto luso foi caindo lugares na classificação, acabando por ser apenas 12º na sessão. Largando da 6ª fila da grelha, o piloto da BMW entrou ao ataque e efectuou um excelente arranque, colocando-se desde logo no 10º lugar, mas a corrida viria a ser interrompida nos momentos iniciais devido a um acidente de Jose Maria Lopez. No recomeço da prova AFC manteve-se concentrado, subindo mais duas posições com erros alheios, mas sempre em luta com Max Gunther, piloto que se encontrava visivelmente mais lento que o Português. Nos momentos finais o jovem luso conseguiria finalmente passar o Alemão, mas nesta luta acabaria por perder também uma posição para Lucas di Grassi, acabando por terminar no 9º lugar.

António Félix da Costa: “Confesso que não estou contente com o dia de hoje. Na qualificação fiz o meu trabalho e fui mais rápido que os meus adversários diretos mas já sabemos que o grupo 1 encontra sempre a pista mais lenta. Até aqui tudo bem mas na corrida senti claramente que tinha andamento para passar o Gunther e ir para a luta do top 5, mas este tipo de pilotos que se encontram fora da luta do campeonato defendem posições de forma exageradamente agressiva e demorei muito tempo a conseguir  passá-lo, sendo que no meio desta luta ainda perdi posição para o Di Grassi. Enfim, poderíamos ter feitos mais alguns pontos hoje, mas continuamos na luta do campeonato e há que manter o foco e preparar da melhor maneira a corrida de Paris, já daqui a quinze dias.”

O vencedor da corrida de hoje em Roma foi Mitch Evans, piloto da Jaguar, que alcançou assim a primeira vitória da marca Inglesa na Formula E. No 2º lugar terminou Andre Lotterer, com Stoffel Vandoorne a ser 3º, obtendo o seu primeiro pódio na categoria. Com o 9º lugar de hoje António Félix da Costa soma agora 64 pontos no campeonato, menos um que Jerome D´Ambrosio, que passa a ser o novo líder. No 3º posto do campeonato encontra-se Lotterer com 62 pontos. De referi que em sete provas até agora disputadas, houve sete vencedores diferentes, dado que evidencia bem a extrema competitividade que a Formula E apresenta esta temporada, sendo também impressionante o facto de após estas primeiras sete provas os nove primeiros estarem separados por apenas 13 pontos, ou seja tudo em aberto na luta do titulo da categoria Mundial de monolugares eléctricos, numa altura que faltam disputar seis corridas.

A próxima prova da Formula E tem lugar em Paris, bem no coração da cidade, com o Arco do Triunfo como cenário desta prova, que terá lugar já daqui a duas semanas, no dia 27 de Abril.

Campeonato Formula E após 7 corridas 2018/2019:

  1. Jerome D´Ambrosio – 65 pontos
  2. António Félix da Costa – 64 pontos
  3. Andre Lotterer – 62 pontos
  4. Mitch Evans – 61 pontos
  5. Lucas di Grassi – 58 pontos
  6. Robin Frijns – 55 pontos
  7. Jean Eric Vergne – 54 pontos
  8. Sam Bird – 54 pontos
  9. Edoardo Mortara – 52 pontos
  10. Daniel ABt – 44 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.