Renovação de um ícone, perpetuação da saga…

0

Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresenta o Novo Clio, a quinta geração do ícone. Desde o lançamento em 1990, o Clio tornou-se o best-seller do Grupo Renault a nível mundial e, desde 2013, é o líder no segmento B na Europa. Entre 2012 e 2018, as vendas cresceram todos os anos, o que representa um desempenho comercial absolutamente excecional!

Mais moderno e mais atlético, o Novo Clio apoia-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos e capitaliza, sobre as mais-valias de cada uma das anteriores quatro gerações, um novo capítulo desta saga:

Do primeiro Clio, recupera o «grandes para quê?» e tal como a primeira geração, o Novo Clio utiliza tecnologias habitualmente apenas disponíveis em modelos dos segmentos superiores.

Do Clio II recupera os elevados padrões de habitabilidade e de conforto.

Tal como o Clio III, o Novo Clio muda o paradigma ao nível da perceção de qualidade.

Do Clio IV herda um design forte que inspirou toda a gama da Renault e que se tornou uma verdadeira imagem de marca.

Concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução», o Novo Clio muda o paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o Novo Clio ganha em dinamismo e modernidade, permanecendo reconhecível ao primeiro olhar, mesmo se 100% das peças são novas. No interior, a revolução é flagrante. O habitáculo foi completamente revisto e inspira-se nos modelos dos segmentos superiores. Para além da qualidade percecionada, destaque para as tecnologias disponibilizadas.

«A quinta geração do Clio é muito importante para nós, porque se trata ‘apenas’ do best-seller do segmento e do segundo automóvel mais vendido na Europa. É um ícone! E esta nova geração do Clio recupera o que de melhor existia nas gerações precedentes. O design exterior do Clio 4 seduziu os clientes e continua, ainda hoje, a seduzir. Por isso decidimos conservar os genes, mas tornando-o, ao mesmo tempo, mais moderno e mais elegante. No interior fizemos uma verdadeira revolução, com um notável progresso na qualidade percebida, maior sofisticação e uma forte presença tecnológica. Este é o melhor de todos os Clio.»

Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial do Grupo Renault

Para o Grupo Renault, o Novo Clio é o «ponta de lança» do plano estratégico «Drive the Future (2017-2022)», que se articula em torno de três pilares:

Elétrico: até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O Novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.

Conectado: até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conectados. O Novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.

Autónomo: até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. O Novo Clio será, também, o pioneiro, pois irá democratizar as tecnologias de assistência que conduzirão à condução autónoma.

O Novo Clio está, igualmente, no centro da estratégia de reforço das sinergias no seio da Aliança, que passa pelo desenvolvimento de tecnologias comuns ou pela utilização de novas plataformas. A plataforma CMF-B, que é inaugurada no Novo Clio, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados.

O Novo Clio será o pioneiro de uma nova geração de modelos da Renault e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura INITIALE PARIS.

Novo Renault CLIO: uma revolução no interior

Introdução

Será preciso apenas um instante para o perceber. A perceção de qualidade e a ergonomia do posto de condução foram eleitas como as grandes prioridades para as equipas de design interior do Novo Clio. Materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, mas também novos acabamentos para os elementos interiores: o habitáculo entra numa nova dimensão no que à qualidade diz respeito O novo «Smart Cockpit» do Novo Clio é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo. O seu desenho acentua a impressão de largura. Equipado com os ecrãs de maiores dimensões da categoria, o Novo Clio tem uma ergonomia moderna e proporciona uma experiência de condução mais imersiva. E, claro, o Novo Clio democratiza inovações únicas no segmento, como o travão de estacionamento automático.

Ecrã Multimédia

O ecrã multimédia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que o de 7 polegadas) é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault. Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã. O novo sistema conectado EASY LINK dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e «info entretenimento», mas também da tecnologia MULTI-SENSE.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, o Novo Clio dispõe dos maiores ecrãs da categoria.

Painel de bordo

O painel de bordo do Novo Clio foi completamente revisto, nomeadamente, ao nível da qualidade. O painel é composto por três partes: uma cobertura com revestimento macio, uma zona central revestida e personalizável e uma zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas. O desenho em forma de vaga aumenta a perceção de largura do habitáculo. Uma sensação que é reforçada pelo design horizontal dos arejadores centrais e laterais. De forma a maximizar a ergonomia, as teclas tipo «piano» e os comandos da climatização estão colocados imediatamente por debaixo do ecrã central.

Volante

O volante é mais elegante e também mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

Consola central

A consola central é, também, um elemento-chave do «Smart Cockpit» do Novo Clio. Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta. A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior. Na parte debaixo, as funcionais áreas de arrumação foram pensadas para facilitar a utilização por parte dos passageiros, de que é exemplo a recarga do telefone por indução.

Bancos

Os bancos do Novo Clio são recuperados de modelos dos segmentos superiores e oferecem uma melhor posição de condução, graças ao maior comprimento do assento e a uma forma mais envolvente. A armação oca melhora de forma considerável o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros e os apoios de cabeça em forma de vírgula melhoram a visibilidade para a traseira. À semelhança do painel de bordo, a escolha dos materiais para os bancos teve em linha de conta uma melhor perceção da qualidade do habitáculo.

Painéis de portas

Também neste domínio, o Novo Clio propõe materiais macios, únicos na categoria. Os painéis de portas possuem grandes medalhões revestidos que, tal como os apoios de braços, são específicos em função dos diferentes ambientes disponíveis.

Personalização

Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um Novo Clio à medida de cada um. São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo. A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.

Design exterior mais moderno e mais expressivo

Introdução

Mais desportivo e mais dinâmico sob todos os ângulos, o Novo Clio recupera as formas sensuais da geração precedente, mas ganha em expressividade, conservando o perfil desportivo. Na dianteira, as nervuras no capô sublinham o design. A grelha dianteira é de maiores dimensões e o para-choques integra uma abertura central que, para além de lhe conferir uma maior expressividade, contribui para o bom arrefecimento do motor. O Novo Clio é 14 milímetros mais curto que o antecessor, mas oferece uma melhor habitabilidade. A altura também foi reduzida em 30 milímetros, o que favorece a aerodinâmica e reforça o carácter desportivo. As jantes de 17 polegadas (em função das versões) contribuem, também, para aumentar a impressão de dinamismo do automóvel. Vários detalhes como a antena «tubarão», os faróis 100% LED e a linha cromada que contorna os vidros laterais, não só dão um ar mais moderno ao exterior, como contribuem para melhorar a perceção de qualidade.

Cores

O Laranja Valencia é uma das novas cores do Novo Clio, tal como o Castanho Vison e o Azul Céladon. Esta cor incarna o dinamismo do Novo Clio e oferece um brilho inédito, graças a um tratamento específico à base de verniz colorido – em estreia absoluta, na indústria automóvel. No total, estão disponíveis 11 cores para a carroçaria e três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto).

Defletores de ar

Pela primeira vez num Clio, os defletores de ar estão presentes nas cavas das rodas dianteiras. Estes defletores limitam as perturbações do fluxo de ar, melhorando assim a aerodinâmica e reduzindo os consumos. Para além disso, são elementos de design que reforçam o carácter desportivo do Novo Clio.

Faróis dianteiros

Os faróis dianteiros, 100% LED, logo a partir do primeiro nível de equipamento, têm a famosa assinatura luminosa em forma de «C», que caracteriza os modelos Renault e oferecem ao Novo Clio um olhar mais expressivo.

Bagageira

A arquitetura da bagageira foi otimizada para que a sua forma fosse o mais cúbica possível. O sistema de som, premium BOSE, está integrado de forma a não reduzir o volume da bagageira, que sobe para os 391 litros. O piso duplo facilita o carregamento e, com os bancos traseiros rebatidos, é possível obter uma área de carga completamente plana. No habitáculo, há 26 litros de arrumos – o melhor volume da categoria.

Faróis traseiros

Tal como na dianteira, os faróis traseiros integram uma nova assinatura luminosa, em forma de «C», com um efeito de profundidade particularmente acentuado. O terceiro farol de stop, mais longo e mais fino, está colocado por cima do vidro traseiro.

Perfil

O perfil desportivo da anterior geração, simbolizado pelas pegas das portas embutidas na carroçaria, ao lado dos vidros traseiros, foi ainda mais acentuado pelas escolhas estéticas realizadas: moldura cromada dos vidros, pegas traseiras em negro brilhante, acabamentos da carroçaria, assinatura CLIO cromada, etc. Estes detalhes contribuem, também, para melhorar a perceção de qualidade no exterior.

Traseira

As linhas cromadas existentes nos flancos do Novo Clio estão igualmente presentes na traseira. O design da bagageira, com a porta traseira que fecha ao nível do para-choques, foi trabalhada para lhe conferir um elevado nível de qualidade.

Novo Renault CLIO R.S. Line

Uma nova assinatura inspirada pela Renault Sport

A Renault Sport introduz no Novo Clio a «assinatura» R.S. Line, que irá substituir, progressivamente, a anterior designação GT-Line. Com um conteúdo de produto mais evoluído e mais rico, a gama R.S. Line representa mais do que uma simples mudança de designação.

A gama R.S. Line, traduz-se, na realidade, por um carácter ainda mais desportivo no design, reforçando a filiação com a marca R.S., sinónimo de verdadeiros automóveis desportivos. A gama R.S. Line adota os códigos de design, exteriores e interiores, da Renault Sport.

No exterior, o Novo Clio R.S. Line herda a lâmina F1, que é uma assinatura emblemática dos modelos R.S. A gama R.S. Line distingue-se, ainda, pela grelha dianteira em ninho de abelha, pelas jantes específicas em liga leve de 17’’ e pelo design mais atlético da traseira.

No interior podemos encontrar outros elementos identitários da Renault Sport, como os bancos com reforço lateral, as inserções em carbono, o volante específico em couro perfurado com a assinatura R.S, os pedais em alumínio e elementos de personalização em vermelho, combinados com os pespontos dos bancos e do volante.

Ao conferir ao Novo Clio um carácter ainda mais desportivo, a assinatura R.S. Line permite aos clientes a apropriação da herança da marca no desporto automóvel. Um legado que perdura ainda hoje com a Fórmula 1 e a competição cliente.

Novo Renault CLIO INITIALE PARIS

A assinatura INITIALE PARIS renova-se no Novo Renault CLIO

A assinatura INITIALE PARIS, presente em vários modelos da gama Renault – Captur, Scénic, Talisman, Koleos e Espace – volta ao Novo Renault Clio, com uma nova orientação de design.

No exterior, o Novo Renault Clio INITIALE PARIS distingue-se pelo design fluído e extremamente elegante. Os detalhes cromados estão presentes nos contornos das janelas, nas proteções inferiores das portas e na grelha dianteira. Os badges INITIALE PARIS estão presentes na grelha e por cima da cava das rodas na dianteira do automóvel. As jantes específicas INITIALE PARIS de 17 polegadas completam o design distinto.

No interior, o Novo Renault Clio INITIALE PARIS propõe, à escolha, dois ambientes: Preto e Cinzento Sable. Os bancos em couro, com um design específico, são exclusivos desta versão. O volante em couro é também específico.

O Novo Renault Clio faz perdurar a saga dos Clio «chics» iniciada em 1991, com o Clio Baccara, através de uma assinatura INITIALE PARIS, ainda mais elegante e que proporciona uma atmosfera única a bordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.