Bridgestone Europe adquire TomTom Telematics

0
  • A TomTom Telematics, unidade de negócio da TomTom, com a sua sólida plataforma de dados, é a empresa líder na Europa em soluções digitais para frotas
  • Esta transição criará, na região EMEA, uma empresa extremamente forte na criação de soluções para frotas, perfeitamente posicionada para explorar novos modelos de negócios digitais através da mobilidade comercial dos consumidores

A Bridgestone Europe NV/SA (“Bridgestone”), subsidiária do Grupo Bridgestone na região EMEA, chegou a acordo com a empresa TomTom para adquirir, pela quantidade de 910 milhões de Euros em efetivo, a área de telemática do seu negócio.

Esta transação irá unir a empresa líder mundial em pneus e borracha com o fornecedor número um na Europa em soluções digitais para frotas, criando uma plataforma de dados líder na conetividade de veículos. A TomTom Telematics ajudará a Bridgestone a alcançar mais rapidamente o seu objetivo de ser líder também em soluções de mobilidade na região, e a combinação das duas empresas permitirá à Bridgestone realizar vendas cruzadas de pneus e soluções a uma base de clientes mais ampla. Além disso, tendo acesso a estes dados, conseguirá melhorar ainda mais o desenvolvimento e teste virtual de pneus, bem como a inovação dos pneus conectados, que beneficiará todos os clientes, incluindo os fabricantes de equipamentos originais.

As novas megatendências sociais, económicas e tecnológicas impulsionam o ritmo da mudança na indústria automóvel, e o futuro dos veículos está na conectividade, autonomia, partilha e eletricidade. Neste contexto, as soluções de mobilidade digital e as soluções para frotas são uma prioridade estratégica para a Bridgestone. A importância das frotas para o transporte de pessoas e de mercadorias continua a crescer, e o aumento da procura da indústria do transporte significa que, mais do que nunca, os proprietários e os gestores de frotas necessitam de maximizar a produtividade e minimizar o custo total de propriedade.

A Bridgestone trabalhou muito para fortalecer as suas capacidades digitais na região EMEA, e esta aquisição foi um passo em frente nesta estratégia. A empresa desenvolveu funcionalidades para a recompilação de dados através de sensores, plataformas de dados e análise de dados. No final, estes investimentos resultaram no lançamento de uma linha de soluções e aplicações digitais, como a Tirematics, a Mobox, a FleetPulse e a Bridgestone Connect.

A TomTom Telematics, na vanguarda de uma indústria cuja taxa de crescimento é de dois dígitos, irá adaptar-se estrategicamente à Bridgestone com uma grande base instalada de utilizadores e ainda em expansão, formada por 860.000 veículos, dos quais mais de dois terços são de uso comercial. Conta com um sistema de comercialização flexível e uma oferta digital premium que inclui a WebFleet e a NextFleet. As suas sólidas tecnologias, baseadas na análise de dados, fundamentam-se numa plataforma aberta, ampliável, segura e baseada numa cloud. Em média, gere mais de 800 milhões de posições de GPS, 3,3 milhões de deslocações e 200 milhões de dados recebidos por dia.

A sua plataforma permite aos clientes, sejam frotas comerciais, empresas de leasing ou frotas corporativas, fazer com que os seus trabalhos sejam mais eficientes. Além disso, possibilita também associações, por exemplo, a fabricantes de equipamento original, melhorando a experiência do condutor. A equipa da TomTom Tleematics tem conseguido, ano após ano, aumentar a sua base de clientes e manter o negócio. Por outro lado, a empresa encontra-se muito bem posicionada para uma futura expansão em soluções para frotas e desenvolvimento de novos modelos de negócio que se baseiem em funcionalidades de software.

A Bridgestone possui as condições perfeitas de ativos para acelerar o negócio da TomTom Telematics: o seu sólido valor de marca, grande quantidade de clientes, e por ser o fornecedor principal de muitos dos maiores fabricantes e frotas de veículos do mundo, contando com amis de 2.600 pontos de venda na região EMEA. Além disso, a Bridgestone líder no investimento alocado à área de I&D, e na sua Digital Garage, com sede no Centro Tecnológico de Roma, no qual se desenvolvem soluções digitais de mobilidade.

Paolo Ferrari, CEO e Presidente da Bridgestone EMEA e Vice-Presidente Executivo do Grupo Bridgestone, comenta: “Na TomTom Telematics encontrámos a combinação perfeita. Temos ativos e capacidades que se complementam, criando um gigante de soluções para frotas, e tornando mais forte ainda a área de tecnologia digital da Bridgestone. Além disto,a união das nossas ofertas irá trazer grandes benefícios, o que nos permitirá, entre muitas outras coisas, vender pneus e outras soluções aos nossos clientes. Na região EMEA, encontramo-nos agora bem posicionados para acelerar o nosso negócio data-driven, ampliar a nossa base de clientes de frota e aproveitar oportunidades de rápido crescimento e rentabilidade no setor da mobilidade automóvel.”

“Reconhecemos e respeitamos o talento e capacidades da TomTom Telematics e dos seus 670 colaboradores. Temos a intenção de promover e ajudar a crescer o seu negócio e apoiar os seus planos atuais. Queremos que a TomTom Telematics continue a trabalhar para os seus clientes com o êxito com que o tem estado a fazer durante os últimos anos e que aproveite a sua posição de liderança num mercado que se encontra em rápido crescimento.”

Harold Goddijn, CEO da TomTom comentou: “Depois de uma exaustiva revisão de todas as opções estratégicas com que contávamos, verificámos que a venda da TomTom Telematics à Bridgestone é o melhor para a TomTom Telematics e para o nosso negócio de tecnologia de localização. Vamos continuar a investir no nosso revolucionário sistema de criação de mapas, possibilitando atualizações mais rápidas destes mapas, e reduzindo os custos operativos para facilitar o caminho para a condução autónoma.”

Thomas Schmidt, Director General TomTom Telematics, acrescentou: “A TomTom Telematica é líder na Europa no fornecimento de serviços telemáticos e a nossa base de veículos, a quem oferecemos serviços em todo o mundo, continuará a crescer. Ao passarmos a fazer parte da Bridgestone, conseguiremos acelerar o nosso ambicioso plano de crescimento e aproveitar novas oportunidades. Entretanto, esperamos que a transição decorra sem interrupções para os nossos clientes, fornecedores e colaboradores.”

Detalhes da transição

A Bridgestone irá adquirir todo o capital social emitido e em circulação da TomTom Telematics, pela quantidade de 910 milhões de euros em efetivo, estando a transição sujeita às condições de fecho habituais. A aquisição está a ser financiada pelo valor líquido disponível no balanço, e espera-se que as receitas por ação aumentem logo a partir do primeiro ano. Esta aquisição afeta unicamente a unidade de negócio de serviços telemáticos da TomTom.

Prevê-se que a transação se complete, no máximo, no segundo trimestre de 2019. A transição ainda está sujeita às aprovações regulatórias pertinentes, à consulta com os órgãos representativos dos colaboradores da TomTom e à aprovação dos acionistas da TomTom.

No que diz respeito a esta transação, a Morgan Stanley atua enquanto assessor financeiro exclusivo da Bridgestone, e a Simmons & Simmons atua como assessor jurídico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.