Oficina 4.0 antecipa tendências do pós-venda automóvel no expoMECÂNICA

0

A Organização do 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto atalha caminho e encurta distâncias para mais uma edição recordista do certame de referência do aftermarket automóvel no nosso País. Dois dos três pavilhões da EXPONOR previstos para receber o expoMECÂNICA 2019 têm já as plantas praticamente preenchidas na totalidade. E começa a ficar rarefeito o espaço da terceira nave. Nas boxes do evento está ainda a ser preparado o projeto que olhará para a Oficina do Futuro…

Com cerca de cinco meses de estrada ainda por percorrer, o conta-quilómetros do expoMECÂNICA 2019, que acontece de 3 a 5 de maio, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, em Matosinhos, não deixa margem para dúvidas: terminará o ano com os dois maiores pavilhões completamente repletos de empresas expositoras. E o terceiro para lá caminha, entre áreas já alugadas ou reservadas por operadores do setor. A Organização, a cargo da Kikai Eventos, caminha assim para mais uma edição que, antevê-se, aponta para novos indicadores máximos.

O expoMECÂNICA 2019 «continuará comprometido» com as tendências do mercado e isso ficará «bem vincado», garante José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai, naquela que será a edição meia dúzia do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.

«Estamos implicados naquelas que são as novas tendências do mercado. Contamos com o envolvimento de importantes players a atuar no mercado do aftermaket e este empenho de todos confere uma dinâmica imparável à feira», diz o responsável da entidade dinamizadora da exposição. Esta tem no plano de trabalho o desenvolvimento de projetos inovadores, como é o caso da “Oficina 4.0”, que será um dos destaques da próxima edição. Trata-se de uma iniciativa que, assumindo a «dianteira», pretende direcionar o olhar do tecido empresarial do pós-venda para as tendências e os desafios do aftermaket.

Uma revolução em marcha…

Com a quarta revolução industrial em andamento, a reparação e a manutenção automóveis terão inevitavelmente que se equipar adequadamente para continuar a oferecer aos clientes um serviço completo e adaptado à convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas. O projeto “Oficina 4.0”, concebido pela KiKai Eventos, em parceria com a Create Business, pretende precisamente antecipar o futuro da assistência do pós-venda automóvel em toda a linha (oficinas, fábricas de pneus, construtores de carroçarias e mecatrónica), dando a conhecer hoje aquela que será a oficina do amanhã.

Esta iniciativa consistirá numa «jornada virtual dentro da Oficina 4.0, na qual o visitante terá a oportunidade de ver com seus próprios olhos qual será o futuro do mundo da reparação, quais as tecnologias e como o papel dos profissionais irá mudar», antecipa o diretor-geral da Kikai Eventos.

Tudo isso, acrescenta ainda o mesmo responsável, através de uma “prova de conceito”, que é uma representação dos novos caminhos para detetar a falha, as intervenções de diagnóstico e as operações de reparo subsequentes. A Organização acredita no carácter inovador do projeto e na capacidade do expoMECÂNICA para agregar à sua programação um evento de grande «impacto».

Dinâmica imparável em toda a linha

Em preparação – naquela que é a linha de montagem do expoMECÂNICA 2019 – está ainda uma outra novidade: o projeto “Jogos Mecânicos”, em parceria com a DPAI (Divisão de Peças e Acessórios Independentes) da ACAP (Associação Automóvel de Portugal). Os autores da iniciativa estudam ainda os moldes da ação, mas pode adiantar-se que, pela primeira vez na feira, vai existir um espaço que contará com o envolvimento dos fabricantes e ao mesmo tempo constituirá um espaço recreativo.

Consolidadas no cartaz das atividades do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto mantêm-se as iniciativas que, ano após ano, captam o interesse dos profissionais que visitam a feira e contam com o envolvimento do tecido empresarial, associativo e formativo, bem como dos media. Falamos do espaço de demonstrações Demotec, que pelo segundo ano consecutivo terá a chancela do CEPRA (Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel); do ciclo de conferências do  expoTalks, que desta feita contará com o dinamismo da multinacional Schaeffler; do  Plateau TV, mais uma vez  a realizar pelo  Jornal das Oficinas, e o “Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel”, promovido pela ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel).

Imparável continua a dinâmica comercial da mostra. O crescimento na ordem dos 5% no número de expositores que a Organização estima alcançar na próxima edição (245, no total) está cada vez mais próximo. Até à data estão inscritas 177 empresas, mas na calha estão mais 27 expositores para entrar no desenho da feira.

«A excelente resposta empresarial já nos permitu alcançar os valores da área de 2018 e estamos a apenas 350 m2 do nosso objectivo, quando ainda faltam mais de cinco meses para o acontecimento…», refere Sónia Rodrigues, diretora comercial da Kikai Eventos.

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 3 a 5 de maio

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5

Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA),Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.