Pirelli faz a antevisão do G.P. de Abu Dhabi

0

O Grande Prémio de Abu Dhabi marca o encerramento da época 2018, mas também o inicio da época de 2019. Para o encontro final do ano, foram nomeados os três compostos mais macios da gama: P Zero Red supermacio, P Zero Purple ultramacio e o P Zero Pink hipermacio. Também será a ultima vez que as cores Purple e Pink serão vistas nas corridas de Fórmula 1, dado que nos próximos anos os pneus apenas vão ter três cores permanentemente disponíveis: white, yellow e red. Após o Grande Prémio de Abu Dhabi, os pilotos vão testar os pneus de 2019 – marcará o arranque da nova temporada, e alguns até podem experimentar os carros das suas novas equipas….

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU

No ano passado a nomeação dos pneus também selecionou os três compostos mais macios da gama 2017 – Macio, Supermacio e Ultramacio, mas todos os pneus estão atualmente mais macios face ao ano passado, com o Hipermacio dois passos mais suave que o Ultramacio de 2017.

O piso do circuito de Yas Marina é suave e não muito exigente para os pneus, permitindo assim a utilização dos compostos mais macios. Na verdade, Abu Dhabi marcou a estreia do Hipermacio, nos testes após o Grande Prémio.

A corrida tem o seu inicio ao final da tarde e termina à noite, afetando a evolução normal da temperatura do piso do circuito ao longo do Grande Prémio.

O circuito com o sentido contrário ao ciclo horário, baseia-se particularmente na tração e travagem e não nas pressões laterais.

Uma paragem costuma ser a estratégia vencedora, com Valtteri Bottas em Mercedes a triunfar no ano passado, ao iniciar com Ultramacio para mais tarde trocar para Supermacio. Apens um único piloto realizou três paragens – Será que muda com uma nomeação de compostos mais suave?

Em Abu Dhabi, existe uma grande variedade de diferentes velocidades e curvas, logo os carros têm que ser afinados com um Set-up, com níveis médios aerodinâmicos.

MARIO ISOLA – DIRETOR DESPORTIVO

“Mais uma vez trazemos a nomeação dos pneus ainda mais macios do que nos anos anteriores, com o composto Hipermacio selecionado apenas pela sexta vez este ano, e pela terceira vez num circuito não urbano. No entanto, o Hipermacio não é totalmente novo em Abu Dhabi, dado que já foi lançado acerca de um ano, referenciando Yas Marina como a única pista em que o Hipermacio já foi previamente testado e agora utilizado em corrida. Vamos observar como realmente funciona em condições de corrida no circuito, e vai ser interessante observar no que diz respeito à estratégia, e claro estas vão já iniciar no sábado nas sessões de qualificação. Mais uma vez, após a corrida as equipas terão a chance de testar os pneus do próximo ano, certamente nos carros de 2018, no entanto este teste será muito util no futuro.”

O QUE HÁ DE NOVO?

O teste final do ano, acontecerá entre terça e quarta-feira após o Grande Prémio, com os pilotos a testar os pneus P Zero de 2019, alguns deles já com as equipas de 2019.

Pelo quarto ano consecutivo, a Pirelli equipou o FIA GT World Cup no circuito da Guia em Macau, pela primeira vez com os P Zero DHD2. O piloto da BMW, Augusto Farfus venceu a corrida.

Após uma pausa de dois meses desde a Russia, a Formula 2 e o GP3 regressam a Abu Dhabi. Será a última corrida de GP3 antes das Series serem substituidas pelo mais recente campeonato de Fórmula 3 do próximo ano. A cerimónia de prémios da Fórmula 2 e GP3 acontecerá na noite de Domingo, com alguns prémios especiais atribuídos pela Pirelli, incluindo uma bolsa de 200.000€ para o piloto que venceu em GP3 Fórmula 2 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.