Ford Inicia Produção do Furgão Eléctrico StreetScooter WORK XL do Deutsche Post

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  • A fábrica Ford de Colónia (Alemanha) deu início à produção do furgão StreetScooter WORK XL do Deutsche Post, o serviço de Correios da Alemanha
  • Desenvolvido com base num Ford Transit chassis, o furgão eléctrico está equipado com um propulsor a bateria, e apresenta uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações do StreetScooter
  • O Grupo Deutsche Post DHL e a Ford são pioneiros na electrificação de veículos de distribuição. A cooperação que deu origem à StreetScooter corresponde a uma produção anual de 3.500 unidades

A Ford iniciou a produção do furgão eléctrico StreetScooter WORK XL da Deutsche Post na sua sede europeia em Colónia, Alemanha.

Tendo como base um Transit chassis, produzido na fábrica da joint venture Ford Otosan em Kocaeli, Turquia, o furgão eléctrico, de dimensões médias, está equipado com um propulsor eléctrico a bateria e apresenta uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da StreetScooter.

A produção diária do WORK XL é de 16 unidades e envolve cerca de 180 funcionários da Ford, divididos por dois turnos. A capacidade de produção anual é de 3.500 unidades.

Segundo Joerg Beyer, director geral de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa, “A produção da StreetScooter WORK XL na nossa fábrica de Colónia combina, de forma perfeita, a experiência ímpar da Ford no campo da produção de veículos comerciais com os pontos fortes da StreetScooter e a sua agilidade de empresa start-up. Este projecto conjunto salienta o facto de que somos um fabricante de grande volume que também tem capacidade para pequenas cadências de produção.”

O WORK XL é o maior furgão de distribuição do portefólio da StreetScooter, com um volume de carga de 20 m3, espaço para mais de 200 embalagens e uma carga útil de 1.275 kg. A Ford vai dotar o furgão com uma gama de diferentes motores eléctricos e baterias de iões de lítio, com potências até 90 kW (122 CV) e um binário de 276 Nm. Contando com baterias que podem ir até aos 76 kWh de capacidade, o WORK XL tem até 200 km de autonomia. Comparado com modelos a gasóleo, cada furgão eléctrico proporciona uma redução anual de 5 toneladas nas emissões de CO2, e a poupança de 1.900 litros de combustível.

O Deutsche Post DHL utiliza o WORK XL em apoio ao seu serviço urbano de entrega de encomendas na Alemanha, estando a ser avaliada a disponibilização do furgão eléctrico a clientes terceiros.

Como refere o Prof. Dr. Achim Kampker, CEO e fundador da StreetScooter, “Encontrámos na Ford o parceiro ideal, que compreende o nosso método de produção flexível e orientado para o cliente. Em conjunto, estamos a promover a electromobilidade na Alemanha e a tornar mais amigo do ambiente e silencioso o tráfego de entregas no centro das cidades. Com o novo WORK XL StreetScooter, passamos a dispor de um e-furgão para distribuição de encomendas perfeito para áreas metropolitanas, e que, no futuro, irá também beneficiar outras empresas de transporte.”

Os grupos propulsores electrificados vão ter um papel fundamental na gama de produtos Ford para a Europa. A empresa está a investir 9,5 mil milhões de euros e planeia ter 16 veículos 100 por cento eléctricos num portefólio global de 40 veículos electrificados até 2022.

Recentemente, no Salão de Veículos Comerciais de Hanôver (IAA 2018), na Alemanha, a Ford apresentou, em estreia, o seu novo modelo Transit Custom plug-in hybrid (PHEV). Dotada de um avançado sistema de propulsão híbrida, a Transit Custom PHEV aponta para uma autonomia de 50 km em condução com emissões-zero, e conta com o multipremiado motor Ford EcoBoost 1.0, a gasolina, como extensor de autonomia. Assim, a autonomia total será superior a 500 quilómetros. *

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* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.

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