MX-5 em passeio pela Cordilheira Cantábrica

0
  • Club MX-5 Portugal – Picos da Europa

Foi extensa a caravana de Mazda MX-5 que, na passada 6ª Feira (Feriado de 5 de Outubro) se apresentou no Hotel Forte de São Francisco, em Chaves, local de partida de um singular passeio de 3 dias aos Picos da Europa, bem a norte da vizinha Espanha. No interior dos seus Mazda MX-5 e com o apoio dos elementos do Club MX-5 Portugal, os convivas iniciaram esta viagem de sonho até à Cordilheira Cantábrica, com passagem em locais emblemáticos da região.

Divididos por unidades do “roadster mais vendido do mundo”, das suas quatro gerações – NA, NB, NC e os mais actuais ND (soft-top e RF) – os participantes saíram de Chaves tendo Leon, já em terras de Espanha, como primeiro ponto de paragem, para almoço, seguindo, depois, até Oviedo, capital do Reino das Astúrias. Tida como a “Capital da Sidra”, era aqui inevitável visitar-se uma das suas mais badaladas sidrerias e provar essa bebida alcoólica resultante da fermentação de maçãs, que deve ser servida a uma distância considerável do copo e bebida de uma só vez, para manter o seu sabor gasoso. Este primeiro dia terminaria com um jantar servido no Restaurante Tierra Astur, ficando o grupo acomodado no Hotel AC Oviedo Forum.

No dia seguinte (Sábado), uma vez tomado o pequeno-almoço, a organização juntou os participantes para o necessário briefing, num longo dia que reservava o verdadeiro passeio por parte desta imponente Cordilheira Cantábrica. Parte dele foi cumprido nos Mazda MX-5, nomeadamente no percurso até Cangas de Oñiz, ponto central e de visita obrigatória. Seguiu-se a viagem até à Santa Cueva de Covadonga que, não se podendo fazer em viaturas particulares, levou os participantes de autocarro até esse peculiar santuário católico, erigida na cavidade de uma gruta. De regresso a Cangas de Oñiz para almoçar, a caravana fez-se, depois e de novo, à estrada pela face norte dos Picos da Europa, até Arenas de Cabrales, uma das portas de entrada nos Picos da Europa, num percurso de rara beleza. O trajecto foi, depois, feito em sentido contrário, no regresso ao hotel em Oviedo, com um retemperador jantar.

Num fim-de-semana grande mas que pareceu passar a correr, Domingo foi dia de regresso a casa. Mantendo o cunho das paisagens deslumbrantes e aproveitando o bom tempo que se sentiu, em contraste com a chuva de véspera, o Club MX-5 Portugal desenhou novo trajecto que incluiu uma paragem nos Lagos de Sanabria e, já de novo em terras lusas, a travessia de parte do Parque Natural de Montesinho, no Alto Nordeste transmontano.

Este passeio aos Picos da Europa terminaria com um almoço na Quinta das Covas, em Gimonde (Bragança), resumindo-se um encontro onde se trocaram muitas histórias e fotografias entre os participantes, ficando estes a conhecer o local e data do próximo encontro: será em Campo Maior, no interior alentejano, a 8 de Dezembro, este ano um Sábado que também é Feriado Nacional.

Sobre o mesmo e para informações adicionais sobre os restantes eventos do Club MX-5 Portugal, passados ou futuros, nomeadamente em termos de datas, locais e respectivos conteúdos, os proprietários e fãs do modelo deverão seguir as actualizações regulares que são feitas no portal oficial – em www.clubmx-5.com – e na página de Facebook dedicada (nota: Grupo Fechado). Poderão ainda contactar a organização pelo email geral@clubmx-5.com.pt ou pelo telefone (+351) 218 258 625.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.