Bridgestone aposta na inovação na IAA 2018

0

Enquanto empresa líder em pneus e aplicações de borracha a nível mundial , a Bridgestone tem como compromisso identificar e solucionar os desafios que as frotas de automóveis enfrentam, diariamente, através de pneus, tecnologias e serviços premium.

Num mundo empresarial em rápida transformação, a Bridgestone é pioneira no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e soluções digitais para responder às necessidades de conveniência, sustentabilidade e eficiência das frotas, fabricantes de Equipamento Original, e clientes, ajudando, ao mesmo tempo, a moldar o futuro da mobilidade.

Na IAA 2018, a Bridgestone apresentou pela primeira vez ao público um conjunto de produtos inovadores que complementam as suas soluções para pneus e mobilidade.

Novos pneus e soluções inovadoras para frotas

Hoje em dia, as frotas procuram produtos e serviços eficientes, convenientes e sustentáveis.

Assim, nesta edição da IAA, a Bridgestone apresentou a sua nova geração de pneus Ecopia para camiões e autocarros. Desenvolvidos e testados em parceria com os clientes de frotas da Bridgestone em toda a Europa, esta nova gama do Ecopia permitirá diminuir os custos de operação anuais ao reduzir significativamente o consumo de combustível sem comprometer os valores de aderência em piso molhado e quilometragem. Estes novos pneus foram desenvolvidos para várias vidas-úteis graças aos processos de recauchutagem da Bandag.

A Bridgestone apresentou também na IAA, em estreia, uma nova solução de manutenção de veículos para clientes de frotas. Recorrendo a tecnologias digitais, esta solução irá proporcionar aos gestores de frota informações sobre o tempo de funcionamento do veículo e limitar os desafios mais comuns das suas operações diárias.

Novo interface traz mais benefícios às frotas e aos parceiros

A Bridgestone anunciou também que, a partir de 2019, pneus de camiões e autocarros serão fornecidos com sistemas de rastreamento eletrónico RFID (identificação de radiofrequência no original).

A adição da RFID acrescenta valor aos clientes de frota ao aumentar a rastreabilidade dos seus pneumáticos e proporcionar um sistema mais preciso e eficiente de partilha e inserção de dados. Os clientes poderão aceder livremente aos relatórios gerados, que os ajudarão a saber mais sobre o seu negócio e otimizar o custo total de gestão das frotas.

O RFID será utilizado em todos os interfaces da Bridgestone, alocando um valor significativo aos seus sistemas de gestão de pneus para frotas de veículos comerciais, geralmente conhecidas como “Total Tyre Care”. Disponível em 2.100 concessionários membros da rede Bridgestone Partner, o “Total Tyre Care” garante uma maior segurança e reduz os custos associados aos pneus e à sua manutenção ao mesmo tempo que mantem os veículos a operar à sua máxima eficiência.

A caminho do futuro

Estas soluções mais recentes são apenas o início, à medida que a Bridgestone avança em direção ao futuro da mobilidade. Tendências macro como as alterações climáticas e a digitalização, aliadas à crescente influência das soluções CASE (Conectados, Autónomos, Partilhados e Eletrónicos, no original) representam novos desafios. Os especialistas da Bridgestone estão a trabalhar para desenvolver soluções de mobilidade digital revolucionárias através de uma combinação de inovação, parcerias e investigação. Os visitantes da IAA 2018 tiveram a possibilidade de ver, em primeira mão, algumas das áreas em que a Bridgestone tem estado a trabalhar para proporcionar às frotas soluções eficientes, convenientes e sustentáveis para o futuro.

O smart corner do stand Bridgestone apresentou a tecnologia revolucionária ologic™ aplicada pela primeira vez como conceito aos seus pneus para camiões e autocarros. Desenvolvida para veículos elétricos, esta tecnologia usa um maior diâmetro e um padrão de piso mais estreito para garantir uma eficiência de combustível superior, sem comprometer a segurança.

Também presente na IAA esteve a inovadora tecnologia de amortecimento Airide™ Pro da Firestone Industrial Products. Desenvolvida para reboques, a Airide Pro garante um controlo total do corpo e dos eixos dos veículos para uma melhor viagem, um maior ciclo de vida útil do pneu e uma redução do custo total de operação.

Bridgestone ajuda as frotas a proteger os seus veículos com FleetPulse

A inovadora plataforma de manutenção digital foi criada para simplificar as operações de frota, aumentar o tempo na estrada e reduzir os custos de manutenção.

A Bridgestone, empresa líder em pneus e aplicações de borracha a nível mundial, anunciou o lançamento da FleetPulse – uma solução três-em-um composta por uma aplicação para telemóvel, um website centralizado e um hardware de sistema de monitorização de pressão do pneu (SMPP). Com o tempo de paragem dos veículos a ser um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de frotas hoje em dia, a FleetPulse proporciona uma maior transparência sobre a condição e estado do veículo para reduzir a probabilidade de avarias inesperadas, dispendiosas e provavelmente perigosas, aumentando assim o tempo de condução na estrada e mantendo os elevados padrões de segurança. Ao automatizar as verificações de operacionalidade do veículo, a FleetPulse irá também ajudar as frotas a simplificar os seus negócios e a reduzir os custos de operação – dois dos maiores desafios para estas empresas.

Uma nova visão sobre os problemas dos veículos

A revolução digital mudou a forma como o mundo encara a mobilidade, estando na origem de uma nova geração de soluções. Através de avanços nas tecnologias conectadas e sensoriais, é agora possível obter informações, anteriormente desconhecidas, sobre o desempenho do veículo.

A FleetPulse proporciona estas informações aos clientes de frota para os ajudar a compreender o estado dos seus veículos, e para simplificar as tarefas dos seus condutores. Com a aplicação FleetPulse para Android, condutores e técnicos dispõe de uma plataforma fácil de utilizar para completar as inspeções de operacionalidade dos seus veículos. Ao substituir este processo manual, a aplicação garante que todas as avaliações necessárias são levadas a cabo, e que nenhum pormenor é esquecido.

No portal online e centralizado da FleetPulse, gestores de frotas e da sua manutenção podem aceder, através da cloud, a atualizações de estado de toda a sua frota – incluindo defeitos ou danos e dados de desempenho. É também possível emitir pedidos aos técnicos ou aos condutores, incluindo novas listagens, reservas ou até a remoção de veículos da estrada, através das notificações da aplicação.

Condutores, técnicos e gestores de frota podem também beneficiar de informações sobre as condições dos seus pneus graças ao FleetPulse. O serviço é composto por hardware SMPP para o veículo, que inclui sensores e um dongle Tirematic. Conectado ao SMPP do veículo, o FleetPulse recolhe automaticamente informações sobre a pressão do pneu antes de enviar os resultados para os condutores e gestores através da aplicação e do painel online, tudo em tempo real. Esta funcionalidade ajuda a garantir a otimização da pressão dos pneus, um fator essencial tendo em conta que 30% dos acidentes são causados por baixa pressão nos pneumáticos, 90% dos danos nos pneus têm origem no vazamento de ar, e 20% dos pneus comerciais atualmente em utilização têm baixas pressões. Ao garantir a pressão adequada dos pneus, a FleetPulse evita acidentes, desgaste e consumo de combustível excessivos – diminuindo os custos adicionais e emissões de CO2.

Para qualquer condutor, em qualquer lado, em qualquer lugar

Hoje em dia, a FleetPulse é a única solução no mercado que combina inspeções do veículo, serviços de reserva, gestão de frota e SMPP numa única plataforma, ao mesmo tempo que permite comunicação em tempo real entre condutores, técnicos e gestores de frota através de cloud. A FleetPulse pode ser utilizada a qualquer hora, por qualquer utilizador, para todas as marcas de pneus, e está disponível para os dispositivos Android.

A aplicação FleetPulse e o hardware SMPP estarão disponíveis no mercado a partir de setembro de 2018 com um período de testes gratuito. O hardware será disponibilizado online e em alguns concessionários aderentes. O custo de aquisição será amortizado num ano, com base numa poupança média de 1.100€ por ano de um reboque e semirreboque médio a operar com pneus com pressão ideal.

Paolo Ferrari, CEO e Presidente da Bridgestone EMEA, afirmou, no dia da apresentação, “Na Bridgestone, estamos dedicados a compreender e enfrentar os desafios que os condutores e gestores de frota enfrentam diariamente. A digitalização proporciona novas e diversificadas formas de o fazer, como é possível verificá-lo com o mais recente exemplo da FleetPulse. A nossa utilização pioneira de dados e tecnologias, em conjunto com os investimentos em I&D e o nosso foco principal no cliente representam o valor que atribuímos às soluções de mobilidade que garantem uma ótima eficiência, conforto e sustentabilidade a todos os envolvidos”.

A Fleet Pulse foi apresentada nesta edição do IAA, no stand Bridgestone.

Para saber mais informações sobre a FleetPulse, consulte o site em https://fleetpulse.app.

 

O novo Bridgestone Ecopia H002 promete às frotas diminuir o custo total de operação, mesmo nas condições mais difíceis

Tendo sido considerada a melhor na categoria de eficiência de combustível, a nova geração dos pneus Ecopia garante um ótimo desempenho todo o ano

A Bridgestone, empresa líder em pneus e aplicações de borracha a nível mundial, anunciou o lançamento da sua mais recente geração de pneus Ecopia, reconhecidos pela sua eficiência de combustível. Com um conceito de padrão inovador e a mais recente tecnologia de composto, os novos Ecopia H002 permitem que as grandes frotas reduzam o seu custo total de operação graças à melhor eficiência de combustível da sua categoria – sem comprometer a quilometragem. Além disso, este novo pneu conseguiu um desempenho excecional em piso molhado, podendo ser equipado todo o ano, de acordo com a legislação europeia de inverno.

O melhor da sua classe

Sendo responsável por 30% das despesas, o combustível é o maior custo de operação de frotas de longo curso. Paralelamente, hoje em dia a indústria tem também de enfrentar as regulações de emissões CO2, cada vez mais rígidas por parte da União Europeia, e as constantes preocupações sobre a segurança durante a condução, principalmente em condições atmosféricas adversas. A mais recente geração dos pneus Ecopia foi desenvolvida para responder a todos estes desafios.

O novo Ecopia H002 obteve a melhor classificação na categoria de eficiência de combustível, um selo europeu A-A-A que avalia uma combinação de resultados dos eixos direcionais, motrizes e de reboque. Ao equipar estes eixos com os novos pneus Ecopia, uma frota de longo curso poderia poupar, em média, mais de 200.000€ por ano em combustível e reduzir as suas emissões de CO2 em 546 toneladas.

Além dos benefícios a nível de eficiência de combustível, a mais recente geração dos pneus Ecopia foi também desenvolvida para garantir a segurança dos condutores nas condições de piso molhado mais desafiantes. Este pneu foi considerado o melhor da sua categoria na tração em piso molhado, ultrapassando a concorrência – conforme avaliado e comprovado pela TÜV SÜD. O novo Ecopia obteve também ótimos resultados em aderência em piso molhado, com uma classificação europeia B-B-B para eixos direcionais, motrizes e de reboque .

Além do resultado em piso molhado, esta mais recente geração está totalmente preparada para o inverno, enquanto único pneu de frotas de longo curso disponível para todas os eixos do veículo classificado com 3PMSF e M+S. Isto significa que a gama é totalmente compatível com as várias legislações de inverno em toda a Europa, e que as frotas podem agora usufruir da conveniência e conforto deste produto durante todo o ano.

A nova geração dos pneus Ecopia inclui também a marca e certificação TÜV SÜD em qualidade e segurança, aplicado a cada um dos diferentes pneus: direcionais, motrizes e reboque.

A abordagem holística da Bridgestone à poupança de combustível

O novo Ecopia H002 será lançado em setembro deste ano nas medidas 315/70R22.5 para direcional e motriz, e 385/55R22.5 para reboque, com quatro novos produtos disponíveis no final de 2018. A gama completa, incluindo as séries 60”, será disponibilizada em 2019, de forma a cobrir todas as medidas de longo curso.

A nova gama do Ecopia está inserida na mais recente iniciativa da Bridgestone para maximizar a eficiência de combustível dos seus clientes de frota. Em conjunto com a gama de recauchutados fuel-smart FuelTech® da Bandag, do sistema de monitorização de pneus Tirematics, e do vasto serviço de gestão de pneus para frotas comerciais, o Total Tyre Care, o novo Ecopia H002 proporciona aos clientes conforto e segurança à medida, reduzindo os custos operacionais.

Paolo Ferrari, CEO e Presidente da Bridgestone EMEA, afirma: “Na Bridgestone, graças ao nosso foco no cliente, à nossa vasta rede de serviços e às informações que retiramos do nosso Sistema de gestão de pneus Total Tyre Care, compreendemos bem quais as atuais necessidades das frotas. Numa indústria e num mundo de rápidas transformações, as frotas estão cada vez mais interessadas na eficiência, sustentabilidade, segurança e conveniência. Desenvolvido e testado em mais de 14 milhões de quilómetros com clientes-chave de frotas em toda a Europa, os novos pneus Ecopia H002 permitirão aos nossos clientes responder a estas quatro necessidades ao reduzir os custos operacionais e as emissões de CO2, além de garantirem um desempenho consistente durante todo o ano.”

A nova geração dos pneus Ecopia foi apresentada no stand da Bridgestone na edição de 2018 da IAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.