Kia Picanto GT Cup discutido ao centésimo de segundo

0
  • Qualificação para a Corrida 1 definida por pequenos detalhes;
  • Estreantes Orlando Batina e João Aguiar Branco juntaram-se a um leque de jovens pilotos que continuam a demonstrar o seu enorme talento.

De cortar a respiração. Foi assim a qualificação para a Corrida 1 do Kia Picanto GT Cup no Racing Weekend Braga 2, com menos de um centésimo de segundo a separar os dois primeiros classificados.

No final, o bracarense Hugo Araújo, a correr em casa, acabou por confirmar o favoritismo que lhe era apontado à partida, mas teve que suar muito para superar os intentos do ´YouTuber´ Hugo Marcos e do Júnior Rui Silva, ambos em excelente plano:

“Encontro-me naturalmente muito satisfeito, depois de ter alcançado o objetivo a que me tinha proposto. Acabou por ser mais difícil do que estava à espera, já que a diferença de temperatura entre os treinos livres e os cronometrados fez com que o carro escorregasse mais.  Quero agradecer o apoio a todos os bracarenses e aos meus patrocinadores, muitos deles locais, e elevar a fasquia amanhã”, prometeu o piloto apoiado pela ´Cardan´.

Já Hugo Marcos revelou “surpresa” na curta diferença que o separou do titular do carro #99, enaltecendo as lições assimiladas na sessão de treinos livres para o bom resultado:

“Nos treinos andei um bocadinho ‘embrulhado’ com outros concorrentes, originando uma maior degradação dos pneus e travões. Desta vez concentrei-me em realizar duas voltas lançadas e o resultado está à vista”, revelou o piloto da Tarkett.

A fechar o pódio, o ‘Opportunity’ Rui Silva mostrou-se satisfeito por ter cumprido o seu objetivo, que passava por qualificar-se “dentro dos quatro primeiros”. Depois, garantiu que irá “dar tudo para lutar pelos lugares da frente e o 1º da geral” na Corrida 1, mostrando, novamente, que ambição não lhe falta.

TUDO EM ABERTO

Atrás deste trio ficou Mariano Pires, com “dificuldades em realizar uma volta ‘limpa’ devido aos grupos que se formaram em pista” durante esta primeira sessão cronometrada, mas ainda assim “confiante quanto ao desfecho da prova” que se irá realizar no domingo, logo pelas 9h00.

Formando um dos núcleos mais interessantes do primeiro crono, Lourenço Raposo Magalhães (5º), Nuno Madeira (6º), Francisco Esperto Jr. (7º), Nuno Caetano (8º), João Santos (9º) e Francisco Marrão (10º) deram o corpo às balas numa luta a seis que os conteve a todos no mesmo segundo. Será curioso perceber o que farão na Corrida 1, mas a garra que deixaram em pista promete animação a rodos.

Outra luta particular foi a travada por Orlando Batina e João Aguiar-Branco, duas caras novas do Troféu que já provaram que são capazes de lidar com o desafio que lhes é apresentado nesta estreia no Kia Picanto GT Cup.

Apesar da inexperiência ao volante, os dois ‘rookies’ superaram Marco Saraiva (13º), Guilherme Dal Maso (15º) e Leonor Espinhal (16º). Já o convidado KIA José Ribeiro saldou-se por um muito respeitável 14º lugar neste seu primeiro contacto competitivo com o Picanto GT Cup.

Para João Seabra, Diretor-geral da Kia Portugal, “a qualificação para esta primeira corrida do Kia Picanto no Racing Weekend Braga 2 foi marcada pela emoção e pela escassa diferença de andamentos entre todos os pilotos. Fico muito contente por ver a enorme adesão dos pilotos ao Troféu e a satisfação que revelam ao volante, mas também por conseguirmos garantir o que nos tínhamos proposto ao início: um Troféu monomarca em que o destaque vai para os artistas que se encontram ao volante, já que são eles que fazem a diferença!”, enaltece.

Parceiro da Kia Portugal na organização do Kia Picanto GT Cup, Tiago Raposo Magalhães destaca “a evolução” que os pilotos têm vindo a realizar desde o início da época, originando sessões cada vez mais disputadas. “Tenho a certeza que a Corrida 1 será um espetáculo imperdível e convido os adeptos a acudirem em força ao Circuito Vasco Sameiro, até porque a entrada é gratuita”, afirma o responsável pela CRM Motorsport.

Ao contrário do que tem sido habitual nas provas até agora disputadas, no domingo realizar-se-á a segunda sessão de qualificação e as duas corridas do fim-de-semana, dando assim origem a um último dia competitivo pleno em atividades.

Qualificação Corrida 1

1 – #99 Hugo Araújo, 1:38.917
2 – #18 Hugo Marcos, +0,086s
3 – #77 Rui Silva, +0.567s
4 – #33 Mariano Pires, +0.586s
5 – #27 Lourenço R. Magalhães, +1.194s
6 – #577 Nuno Madeira, +1.321
7 – #9 Francisco Esperto Jr., +1.490s
8 – #55 Nuno Caetano, +1.491s
9 – #15 João Santos, +1.615s
10 – #13 Francisco Marrão, +1.689s
11 – #12 João Aguiar Branco, +1.710s
12 – #16 Orlando Batina, +1.775s
13 – #8 Marco Saraiva, +2.157s
14 – #7 José Ribeiro, +2.557s
15 – #31 Guilherme dal Maso, +3.269s
16 – #95 Leonor Espinhal, +3.314s

Programa Kia Picanto GT Cup — Racing Weekend Braga 2 (Prova 4 de 6)

Domingo, 16 de Setembro

09:00 Qualificação 2
10:55 Corrida 1
15:35 Corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.