Rampa da Arrábida com quase seis dezenas de inscritos

0

Estamos já a menos de duas semanas da Rampa da Arrábida/Lighthouse Portugal Properties, prova que em 2017 regressou à estrada depois de 11 anos de ausência e que depois do sucesso alcançado é este ano candidata a integrar o Campeonato de Portugal de Montanha de 2019 .

O ano de 2017 em Setúbal ficou marcado pelo regresso da emblemática prova da cidade do Sado, a Rampa da Arrábida. Pelas mãos do Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), sempre apoiado pela Câmara Municipal de Setúbal, os bólides das categorias de Velocidade e Regularidade voltaram a subir a serra que une o Sado ao Atlântico numa paisagem única. Os setubalenses e adeptos do desporto motorizado em geral responderam afirmativamente à chamada e fizeram deste evento o melhor a nível desportivo da cidade de Setúbal no ano passado.

Ora depois de tão grande êxito, 2018 não pode ficar atrás e é tempo de fazer regressar a Arrábida ao campeonato nacional. E é mesmo isso que a organização, mais uma vez a cargo do Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), se propõe a fazer. Dentro de duas semanas a rampa é candidata a integrar o calendário do Campeonato de Portugal de Montanha de 2019, pelo que irá estar sobre o olhar atento dos observadores da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Em termos de novidades salta à vista uma importante alteração no traçado. Por forma a aumentar o espectáculo e criar mais uma zona para o público, a partida foi antecipada em cerca de 300 metros, o que permite logo após a nova zona de largada uma curva para a esquerda a 90º que promete belos momentos para os espectadores e também para os fotógrafos. Depois do sucesso a todos os níveis de 2017, 2018 vê crescer ainda mais o nível da segurança, cerca do dobro dos meios envolvidos no ano passado, e que vão para lá do que é exigido pela entidade federativa.

Mais uma vez ao nível desportivo teremos duas versões, Regularidade e Sprint. Por esta altura, e quando ainda não fecharam as inscrições para a categoria Sprint, são já perto de 60 os pilotos que vão marcar presença na Rampa da Arrábida e divididos quase irmãmente. O vencedor do ano passado, e grande figura do automobilismo nacional, Mário Silva volta a marcar presença ao volante do Porsche 997. Na vertente Sprint nota ainda para as presenças de Luís Pereira, Aníbal Rolo, Luis Moutinho, etc..

Já no que diz respeito à regularidade o desafio é diferente, mas a emoção será certamente a mesma. E também aqui os bólides prometem chamar a atenção do público, alguns pela espectacularidade e outros pela beleza. E atenção que na regularidade ser o mais rápido nem é o mais importante.

Está portanto tudo pronto para realizar colocar de novo a Rampa da Arrábida/Lighthouse Portugal Properties no patamar que merece.

Para evitar grandes constrangimentos na zona de realização da prova, a organização conseguiu concentrar tudo num único dia, 23 de Setembro. As hostilidades abrem manhã cedo, 8h30, com as verificações administrativas e técnicas, e só terminam quase ao pôr-do-sol, cerca das 19h15 com a distribuição de prémios. Sendo que o traçado começará a ser percorrido logo às 8h30 para reconhecimento dos pilotos da regularidade. E daí para a frente será um não mais parar até cerca das 17h30, altura em que está prevista terminar a segunda subida oficial da categoria sprint.

A Rampa da Arrábida/Lighthouse Portugal Properties, foi anteriormente um dos pilares dos campeonatos nacionais de velocidade, clássicos e montanha, chegando mesmo a estar integrada no Troféu Europeu de Montanha, tendo passado pelo seu traçado, os melhores pilotos nacionais das modalidades referidas, como por exemplo, Mário Silva, Pedro Salvador, Jorge Petiz, Ni Amorim, Carlos e António Rodrigues, António Nogueira, PêQuêPê, Pedro Azeredo, António Barros, Albino Abrantes, Rui Viana e Joaquim Moutinho, entre outros, tão ou mais importantes.

O evento tem tudo para ser um verdadeiro êxito, até porque foram criadas condições exemplares para que o público, os convidados e os concorrentes, possam usufruir em pleno de toda uma jornada inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.