Estrela da “Maison Citroën” no Salão de Paris 2018

0

No Mondial de l’Automobile (Salão Automóvel de Paris), que se realizará de 4 a 14 de outubro próximo, a Citroën apresenta em força a coerência da sua nova imagem, conduzida pela sua assinatura de marca “Inspired By you”:

Estreia mundial do novo SUV C5 Aircross, o novo porta-estandarte da Marca, nma gama renovada, forte e coerente, com 6 modelos lançados em menos de 2 anos, que partilham um design distinto e um conforto de referência resultante do programa Citroën Advanced Comfort®.

Uma Marca generalista que apresenta a primeira etapa da sua ofensiva rumo a uma gama 100% eletrificada até 2025. Estreia mundial do novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept

Uma Marca icónica que será centenária em 2019, celebrando os 70 anos do 2CV e associando-se a outros ícones, como Jean-Charles de Castelbajac, a revista ELLE no campo da moda, ou a Rip Curl no domínio da evasão e aventura.

Uma Marca inovadora que visa oferecer uma experiência cliente mais próxima e tranquila, espelhada na arquitetura do seu stand, espaço de conforto à imagem dos seus pontos de venda (“Maison Citroën), mas igualmente nos serviços disponibilizados (Citroën Advisor, óculos SEETROËN, etc).

No seu stand com 1.500 m2, a Citroën apresenta uma gama moderna, totalmente rejuvenescida e coerente. Uma ofensiva de produtos que dá os seus frutos. No primeiro semestre de 2018, a Marca teve um crescimento mundial de 9%. Na Europa, a Marca registou o recorde de vendas dos últimos 7 anos, e conquistou quotas de mercado em VP (Veículos de Passageiros) e VCL (Veículos Comerciais Ligeiros). Estes resultados são fruto do sucesso dos seus lançamentos mais recentes: C3, novo C4 Cactus, SUV C3 Aircross na Europa e SUV C5 Aircross na China.

Uma dinâmica que tem os seus alicerces na evolução a 360° da Marca, sempre inspirada nos clientes e na sua forma de viver o automóvel.

01 – UMA GAMA FORTE, MODERNA E COERENTE

Modelos fortes que partilham os novos códigos estilísticos da Citroën e um conforto moderno, global e homogéneo, que resulta do programa Citroën Advanced Comfort®.

Um polo “SUV”, com a estreia mundial do novo SUV C5 Aircross, junto ao SUV C3 Aircross, modelo cujo sucesso é já uma firme certeza (mais de 100.000 unidades vendidas). Dois SUV que propiciam mais carácter, conforto, habitabilidade e modularidade.

Um polo “Berlina”, que acolhe a nova Berlina C4 Cactus, com a sua suspensão inovadora de Batentes Hidráulicos Progressivos™, ao lado do best-seller C3, com mais de 400.000 unidades vendidas, que será revelado numa Edição Limitada “JCC+” exclusiva, apresentada em estreia mundial (informações adicionais a 17/09), e do C1 Urban Ride.

Um polo “Família” de modelos ultraconfortáveis que se adaptam a todas as necessidades, constituído pela terceira geração do veículo multifunções novo Berlingo, que se apresenta nas suas duas silhuetas M e XL, acompanhado dos monovolumes Grand C4 SpaceTourer e SpaceTourer.

02 – UMA MARCA NO CORAÇÃO DO MERCADO, INSCRITA NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Em estreia mundial: novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept. Este concept prefigura a versão Híbrida Plug-in do novo SUV C5 Aircross, o primeiro modelo PHEV Citroën inserido na Core Model Strategy do Groupe PSA que, até 2023, disponibilizará  modelos eletrificados em 80% da gama, passando para 100% em 2025. Um modelo que irá oferecer um conforto acrescido pela sua polivalência e pelo seu modo Zero Emissões.

Uma gama de modelos, totalmente homologada segundo o novo protocolo WLTP e que beneficia das mais eficientes tecnologias em matéria de normas de despoluição, como a SCR (Selective Catalytic Reduction, Redução Catalítica Selectiva) para os motores Diesel BlueHDi, ou o filtro de partículas para os motores a gasolina com injeção direta.

03 – UMA MARCA ICÓNICA, CENTENÁRIA EM 2019

Uma zona “Fashion Car” que expõe as criações de Jean-Charles de Castelbajac (E-MÉHARI e C3)

A ligação com outras marcas icónicas: a revista ELLE (C3) e Rip Curl (C3 Aircross e SpaceTourer)

Um espaço “Racing” com o C3 WRC e acesso ao público amador a um simulador de condução.

Animações em torno da boutique “Le Petit Citroën”, com um furgão Berlingo transformado, e o “Café Bulle” dinamizado pela Orangina.

Um piscar de olho à história da Marca que festejará os seus 100 anos em 2019, com a exposição de um 2CV fourgonnette e um Type 5 HP.

04 – UM STAND À IMAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA DE CLIENTE INOVADORA

Um stand colorido e acolhedor, encarnando o conforto Citroën, local de convívio “Inspired by You”, principalmente na sua nova “Arena”, espaço que terá animações diárias. Um stand à imagem dos novos pontos de venda, adaptados às novas formas de consumo, para estar mais próximo dos clientes, como provam os novos pontos de venda urbanos “Maison Citroën”. Serviços como o Citroën Advisor ou o Rent & Smile, continuam a sua implementação e permitem simplificar a experiência automóvel, com ganhos na transparência e na confiança. Mas também produtos derivados e inovadores, como os óculos SEETROËN.

01 –  UMA GAMA FORTE, MODERNA E COERENTE

A Citroën afirma, mais do que nunca, a sua nova assinatura “Inspired by You” com uma gama 100% renovada, inspirada nos clientes e nas suas formas de viver o automóvel no dia a dia. A gama Citroën atual, que representa a nova imagem da Marca, tem nada menos do que 6 novos modelos lançados na Europa em menos de 2 anos. Uma gama 100% coerente em matéria de design, com fortes elementos de estilo e um design ousado, mas também a nível de conforto graças ao programa Citroën Advanced Comfort® e à introdução de inovações como as suspensões de Batentes Hidráulicos Progressivos ou os bancos Advanced Comfort. O design e o conforto constituem, desde sempre, dois princípios fundamentais para a Marca Citroën, cuja ambição atual é ser a marca automóvel de referência em matéria de conforto.

São estas as referências que se encontram no stand Citroën no Salão de Paris 2018, reunidas em torno de 3 polos: “SUV”, “BERLINA” e “FAMÍLIA”, e cada um deles marcado por uma forte novidade em 2018:

  1. NOVO SUV C5 AIRCROSS: O SUV DA CLASSE CONFORTO EM ESTREIA MUNDIAL

O novo SUV Citroën C5 Aircross, produzido na fábrica de Rennes/La Janais, irá destacar-se no stand. O SUV é apresentado em 4 configurações diferentes que valorizam todo o seu conforto e potencial de personalização.

UMA PERSONALIDADE ÚNICA NO SEGMENTO

Dotado de uma personalidade forte, o novo SUV C5 Aircross diferencia-se pela sua atitude única, enérgica e segura. Com 4,50 m de comprimento, robusto e musculado, marca a diferença no mundo dos SUV, com volumes fluidos pontuados por elementos gráficos fortes, como os Airbump®, grandes rodas de 720 mm de diâmetro, uma distância ao solo de 230 mm, ou as barras de tejadilho. O seu habitáculo dá de imediato uma sensação de proteção e de espaço, com o tablier de traços horizontais, os bancos envolventes, cuja posição elevada permite dominar a estrada, a grande consola central e os seus materiais acolhedores. À semelhança dos modelos mais recentes da Citroën, o novo SUV C5 Aircross dispõe de uma ampla oferta de personalização, com 30 combinações exteriores associadas a 7 cores de carroçaria, a opção de tejadilho bicolor e 3 Packs de Cor constituídos por inserções coloridas no para-choques dianteiro, nos Airbump® na zona inferior das portas dianteiras e nas barras de tejadilho. O modelo dispõe igualmente de 5 ambientes interiores, cujas tipagens Cores & Materiais  complementares apostam na claridade e no acolhimento.

 

O SUV MAIS CONFORTÁVEL E MODULÁVEL DO SEU SEGMENTO

Dotado do programa Citroën Advanced Comfort®, o novo SUV C5 Aircross destaca-se pelo seu conforto e a sua abordagem ao espaço a bordo. É inovador devido ao seu conforto global, tipicamente Citroën, contando com dois importantíssimos argumentos de vanguarda, as suspensões Citroën com Batentes Hidráulicos Progressivos® e os bancos Advanced Comfort, que garantem uma filtragem de alta qualidade e um conforto em andamento inigualáveis: um verdadeiro convite a viajar para todos os ocupantes. Oferece também uma modularidade única no segmento, que resulta do savoir-faire exclusivo da Citroën no universo dos MPV, com destaque para os 3 bancos traseiros individuais, deslizantes, escamoteáveis e inclináveis, e uma bagageira com um volume Best in Class, que varia entre 580 L e 720 L.

 

SUV DE NOVA GERAÇÃO, MODERNO E HIGH-TECH

Totalmente integrado nos tempos modernos, dotado de um painel de instrumentos digital TFT de 12,3’’ e de um touch screen de 8’’ com ecrã capacitivo, o novo SUV C5 Aircross dispõe de 20 tecnologias de ajuda à condução de última geração, tais como o Highway Driver Assist, um dispositivo de condução autónoma de nível 2, bem como de 6 avançadas tecnologias de conectividade. Ultraconectado, possui também recarga sem fios por indução, bem como a ConnectedCAM Citroën®. Dotado de motorizações a gasolina e Diesel eficientes e de elevado desempenho, com potências entre 130 e 180 CV, e da nova caixa automática EAT8, o novo SUV C5 Aircross é produzido em França, na fábrica de Rennes/La Janais.

 

 

  1. NOVO C4 CACTUS: A BERLINA ULTRA-CONFORTÁVEL

 

Com uma personalidade única, o novo C4 Cactus é “a” berlina Ultra-Confortável. Esta nova berlina compacta marca uma profunda evolução face ao C4 Cactus, que muda de dimensão em termos de tecnologias e de motorizações, continuando sempre a diferenciar-se pelo seu carácter exclusivo e o seu nível de conforto. O design mantém intactas a ousadia e a modernidade, evoluindo, contudo, para um patamar superior em termos de estatuto. A bordo, o novo C4 Cactus distingue-se pelo conforto, mergulhando os seus ocupantes num verdadeiro casulo. Beneficiando do programa Citroën Advanced Comfort®, o novo C4 Cactus estreou, na Europa, as suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos™ (Progressive Hydraulic Cushions™ – PHC), democratizando o acesso às vantagens do efeito de tapete voador, e apresentou em estreia mundial os bancos Advanced Comfort.

 

UMA BERLINA DE CARÁCTER ÚNICO: UM DESIGN OUSADO
O novo C4 Cactus impõe a sua diferença de forma natural, através de um novo visual dianteiro amplo e expressivo, flancos redesenhados e uma secção traseira generosa e lisa que integra novas ópticas LED com efeito 3D. O modelo rompe com os códigos mais tradicionais e rígidos que caraterizam o segmento das berlinas compactas. Exibe linhas e volumetrias equilibradas, e revela uma silhueta pura e monolítica. A distância entre eixos de 2,60 m e as projeções curtas asseguram dimensões compactas, privilegiando a agilidade e a manobrabilidade, e oferecendo a habitabilidade que se espera neste segmento. O novo C4 Cactus destaca-se também pelos elementos gráficos típicos do universo Citroën e que fazem realçar a sua carroçaria fluida, tais como os Airbump® na zona inferior das portas, a cintura vidrada contínua e o tejadilho flutuante, a secção dianteira em dois andares, ou ainda a ampla assinatura luminosa LED com efeito 3D na secção traseira. Estão disponíveis 31 combinações de personalização exterior, com 9 cores de carroçaria e 4 Packs Color constituídos por apontamentos coloridos requintados, que permitem aos clientes criar um automóvel inteiramente à sua imagem. No interior, o habitáculo funcional, refinado e amplo inspira serenidade logo ao primeiro olhar. Estão disponíveis nada menos do que 5 ambientes interiores sofisticados e distintos que proporcionam luminosidade, suavidade e requinte.

 

A BERLINA ULTRA-CONFORTÁVEL: UMA NOVA DIMENSÃO ACESSÍVEL A TODOS

O novo C4 Cactus transporta o conforto automóvel para uma nova dimensão. Explorando todo os aspetos compreendidos no programa Citroën Advanced Comfort®, o modelo estreia, na Europa, um conjunto de avançadas tecnologias ao serviço de um conforto atual e global. Assim, oferece um conforto em andamento fora do comum, graças à introdução, em estreia europeia, das suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos™ (PHC), capazes de filtrar as irregularidades do piso de uma forma que dá a sensação de viajar a bordo de um tapete voador. O novo modelo dispõe, também, em estreia mundial, dos novos bancos Advanced Comfort, que oferecem um conforto de primeira ordem, tanto em acesso como em postura. O novo C4 Cactus protagoniza também um salto geracional em termos de isolamento acústico e equipamentos para o quotidiano.

Permite aos seus passageiros viajar com facilidade e descontração graças às suas 12 ajudas à condução e às suas 3 tecnologias de conectividade. Além disso, as suas motorizações performantes e eficientes contribuem para o prazer e a serenidade sentidos ao volante.

  1. NOVO BERLINGO: 3ª GERAÇÃO DO MODELO CRIADOR DOS VEÍCULOS MULTIFUNÇÕES

A NOVA INTERPRETAÇÃO DE UM ÍCONE AUTOMÓVEL

Com a renovação do Berlingo, a Citroën fez evoluir um verdadeiro ícone do segmento dos veículos multifunções, do qual o modelo foi o criador há quase 22 anos. Ator principal neste segmento, o Berlingo soube, ao longo dos tempos, inovar para se diferenciar e manter como a referência em termos de polivalência e prática de utilização. Sendo o modelo Citroën mais vendido em quase 17 países em 2017, o Berlingo permanece hoje como o modelo Citroën mais vendido logo a seguir ao C3. Na Europa, continua a ser o 2º modelo mais vendido entre os veículos multifunções, sempre no pódio do segmento nos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL). No total, depois do seu lançamento em 1996, já foram produzidas mais de 3,3 milhões de unidades. Esta nova geração, inspirada nas expetativas dos clientes, ilustra na perfeição a nova assinatura “Inspired by you”. Veículo de múltiplas facetas, o novo Citroën Berlingo representa uma compra inteligente para as famílias, que encontram no modelo o parceiro ideal para as suas vidas ativas, e que apreciam, acima de tudo, o espaço a bordo e a funcionalidade.

UMA NOVA MORFOLOGIA E OS CÓDIGOS DE ESTILO DA NOVA CITROËN

Tal como as últimas criações da Marca, o novo Berlingo protagoniza uma rutura em termos de estilo e traz um elemento de frescura ao segmento dos veículos multifunções. A Citroën fez alterações profundas no seu novo modelo, que se destaca pela sua morfologia e atitude únicas, o design robusto e as suas linhas fluidas sem qualquer agressividade. O novo Citroën Berlingo é fruto do trabalho da equipa de Estilo Citroën, dirigida por Alexandre Malval, que concebeu uma geração totalmente nova com um design expressivo e audaz. O novo Berlingo, totalmente renovado, consegue conciliar os seguintes aspectos:

Uma morfologia diferente com um para-brisas avançado e um bloco dianteiro mais alto e mais curto, graças, principalmente, à adoção, à frente, da plataforma EMP2 que permite uma projeção dianteira mais curta;

Um visual dianteiro que respeita a identidade da Marca Citroën, com a assinatura luminosa de dois andares e a personalização dos projetores de nevoeiro com cantos redondos;

Uma silhueta fluida e dinâmica marcada pelos flancos trabalhados, pelos Airbump® na zona inferior das portas, e pela linha na secção traseira do tejadilho;

Um interior limpo, no espírito Citroën, com uma tablier aéreo e diversos ambientes interiores;

Personalização através de apontamentos de cor: Packs Color White ou Orange (pack XTR);

Duas dimensões exteriores, M e XL, com 4,40 m e 4,75m, respetivamente, ambos disponíveis em versões de 5 e 7 lugares. Pela primeira vez na sua história, o novo Citroën Berlingo está disponível em duas silhuetas.

 

CONCEÇÃO INTELIGENTE PARA FACILITAR A VIDA E O BEM-ESTAR A BORDO

O novo Citroën Berlingo explora da melhor forma os trunfos que lhe granjearam tanto sucesso no passado e vai ainda mais longe para oferecer o melhor compromisso para o dia a dia no seu segmento. O modelo integra o programa Citroën Advanced Comfort®. Habitabilidade e modularidade sobressaem mal se abrem as portas, momento que também deixa ver um habitáculo inundado de luz e repleto de espaços de arrumação

Uma modularidade excecional com 3 bancos individuais nos lugares traseiros, que se tornam escamoteáveis através do simples acionamento do sistema Magic Flat®*, situado na bagageira. O banco do passageiro dianteiro é igualmente escamoteável  e permite obter um piso plano integral, com um comprimento de carga até 2,70 m na Versão M e 3,05 m na Versão XL, medidos até ao tablier;

2 grandes portas laterais de correr dotadas de vidros elétricos (de subir e descer);

Um volume de bagageira de referência, com 775 l de capacidade total na Versão M (mais 100 l), de fácil acesso graças ao óculo traseiro de abrir e à cobertura de bagageira com 2 posições;

28 espaços de arrumação úteis e dispostos inteligentemente (até186 litros), tais como o compartimento multifunções Modutop® de nova geração, que oferece mais luminosidade, ou o porta-luvas único Top Box, graças à solução Airbag in Roof.

Além disso, o novo Citroën Berlingo reforça as suas prestações com a adoção de:

Plataforma EMP2 na secção dianteira, o que lhe permite ganhar em manobrabilidade (direção assistida elétrica, diâmetro de viragem), otimizar o peso e aceder às mais recentes ajudas à condução, enquanto a secção traseira foi redesenhada para disponibilizar mais carga útil e manter a largura entre as cavas das rodas,

19 tecnologias de ajuda à condução, como o sistema de Heads-up display a cores, Regulador de velocidade adaptativo com função STOP, Travão de estacionamento elétrico, Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision, Grip Control com Hill Assist Descent ou Controlo de estabilidade do atrelado,

4 tecnologias de conetividade, como o Citroën Connect Nav ou a Recarga de telemóveis sem fios,

Uma ligação ao solo tipicamente Citroën, beneficiando do seu melhor savoir-faire ao serviço do conforto,

Uma ampla gama de motores, com destaque para o novo 1.5 BlueHDi ou a caixa automática EAT8, bem como o bloco PureTech 1.2.

*bancos individuais escamoteáveis disponíveis no lançamento, sistema Magic Flat® disponível na Primavera de 2019

02 – UMA MARCA NO CORAÇÃO DO MERCADO, INSCRITA NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

  1. NOVO SUV C5 AIRCROSS PLUG-IN HYBRID CONCEPT

Por ocasião do Salão de Paris, a Citroën aposta nos Watts e desvenda o novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept, proposta que prefigura a versão Plug-in Hybrid do novo SUV C5 Aircross, a lançar no início de 2020. Este primeiro modelo Plug-in Hybrid da Citroën constitui a primeira fase da ofensiva “Low Emission Vehicle” da Marca, que irá lançar, a partir de 2020, uma nova proposta LEV por ano, em consonância com o objetivo de contar com uma gama 100% eletrificada no horizonte de 2025. Uma Marca inspirada pelos seus clientes, que irá propor, em cada um dos segmentos e em todos os mercados, uma oferta de mobilidade eletrificada mais adequada às suas utilizações. A tecnologia PHEV topo de gama do novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept reforça ainda mais a sua dimensão de porta-estandarte da Marca e adiciona uma nova dimensão ao programa Citroën Advanced Comfort®, através de:

Uma nova experiência de conforto Citroën, com um rolamento em modo elétrico (ZEV) em total fluidez, suavidade e silêncio que irá, também, realçar o conforto do novo SUV C5 Aircross que lhe serve de base.

Uma mobilidade elétrica sem limites: perto de 50 km em uso diário em modo ZEV e o conforto do motor térmico para viagens mais longas, com custos totais de utilização controlados.

Prazer de condução permitido pela combinação do motor a gasolina PureTech de 180 cv e o motor elétrico de 80 kW, oferecendo um binário imediatamente disponível, associado à caixa automática e-EAT8, para uma potência acumulada de 225 cv.

Uma tecnologia topo de gama projetada para facilitar a utilização: gestão automática dos modos, carregamento fácil, informações intuitivas, preservação da modularidade interior.

  1. UM CONCEPT QUE ANUNCIA UMA OFERTA DE MOBILIDADE ELÉTRIFICADA NO CORAÇÃO DO MERCADO, INSPIRADA PELA UTILIZAÇÃO DOS CLIENTES

NOVO SUV C5 AIRCROSS REVESTE-SE DE UMA DECORAÇÃO ELETRIZANTE

O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept prefigura a versão de série híbrida plug-in do SUV C5 Aircross. Fiel ao estilo personalizável e distintivo do SUV C5 Aircross, o concept é proposto numa decoração específica, misturando Branco, Azul Profundo e apontamentos em Azul Elétrico anodizado (inserções no para-choques dianteiro e nos Airbump, parte inferior das barras de tejadilho), e apresenta motivos gráficos, que sugerem a eletrificação da silhueta. As jantes 19’’ Anthracite adicionam um toque desportivo e maior dinamismo. Na porta traseira, o logotipo “Hybrid” assina a sua componente de tração. Este espírito bicolor branco e azul, específico do novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept, surge também no interior, nos bancos Advanced Comfort couro bege / tecido bege, a todo o comprimento do painel de bordo em tecido com efeito couro bege e nos apontamentos coloridos em Azul elétrico, no topo dos encostos dos bancos e numa faixa do painel de bordo, em perfeita coerência com o exterior. O cluster digital de 12,3” e o tablet central, com tela capacitiva de 8”, também retomam esta harmonia, reforçando a aparência exclusiva deste estudo, sublimando o modo híbrido que combina o melhor das soluções térmica e elétrica.

UM CONCEPT QUE ANUNCIA UMA OFERTA DE MOBILIDADE ELETRIFICADA NO CORAÇÃO DA GAMA, INSPIRADA PELA UTILIZAÇÃO DOS CLIENTES

Enquanto Marca generalista, a Citroën tem como ambição propor uma oferta adaptada aos costumes de cada indivíduo e ser protagonista da transição energética, expandindo a oferta Low Emission Vehicle ao coração do mercado, propondo-a à grande maioria. Atualmente, a Citroën propõe uma gama de veículos elétricos que abrange necessidades de utilizaçãos muito específicas, em segmentos diferentes e para públicos diferentes: O E-Berlingo para famílias e trabalhadores individuais que desejam movimentar-se ou entregar mercadorias em áreas periurbanas, o C-Zero, que fornece grande maneabilidade e agilidade em cidade, e o E-MEHARI, que permite a 4 passageiros rolar de cabelos ao vento, num piscar de olhos ao icónico modelo Méhari, perfeitamente à vontade na praia e na montanha.

O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept marca a passagem rumo a uma gama alargada que, para além dos motores de combustão e das propostas elétricas específicas, será reforçada até 2020, com modelos 100% elétricos e propostas Plug-in Hybrid. A futura versão do SUV C5 Aircross PHEV, a comercializar no início de 2020, será a primeira oferta da estratégia PHEV Citroën, parte da ‘Core Model Strategy’ que levará a Marca a ter, até 2023, 80 por cento da gama com uma oferta eletrificada, seguindo-se 100% em 2025. A partir do SUV C5 Aircross, todos os novos modelos lançados pela Marca terão uma oferta eletrificada, sinal do seu compromisso para com uma transição energética responsável, disponível à grande maioria dos clientes, no coração do mercado, num conjunto de propostas adaptadas de acordo com as utilizações de cada um, em cada um dos segmentos e em cada um dos mercados.

O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept simboliza uma oferta versátil para os clientes que desejem tirar partido de um veículo “dois em um”, permitindo-lhes ter os benefícios do modo ZEV em cidade, nos seus trajetos do quotidiano, e do motor de combustão nas viagens mais longas. A transição energética encontra-se, por isso, bem encaminhada na Citroën, com uma oferta de mobilidade eletrificada alargada, que responde às expetativas dos clientes que buscam uma mobilidade virtuosa, nomeadamente durante a semana nos seus trajetos diários, mas sem renunciar às viagens mais longas, muitas vezes sinónimos de evasão.

Esta oferta híbrida recarregável está de acordo com o solicitado pelos particulares e pelas empresas, partilhando a mesma necessidade de um custo de utilização controlado. Dois perfis de clientes ávidos da transição energética e na procura de motores sóbrios, virtuosos e potentes.

  1. “THE UNLIMITED COMFORT SUV”: UM SUV GENERALISTA COM CONFORTO ALARGADO

A história entre a Citroën e o conforto dura há já quase 100 anos. A conceção do novo SUV C5 Aircross foi guiada pelo programa Citroën Advanced Comfort®, de modo a fortalecer todos os componentes de conforto, ao longo de cada etapa. O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept vai ainda mais longe, oferecendo uma mobilidade elétrica moderna e tecnológica ao serviço do conforto e da versatilidade de utilização. Permite uma circulação em modo completamente elétrico, perfeitamente isolado da estrada e do mundo exterior, em paz total, como num casulo: todas as solicitações são filtradas. No modo elétrico, todos os obstáculos são ultrapassados, numa serenidade que engloba todos os passageiros. A operação silenciosa, a fluidez da circulação do veículo, a condução e suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e facilidade de utilização do IHM e os serviços dedicados contribuem para aumentar o conforto a bordo para todos os ocupantes. A condução em áreas urbanas em modo ZEV no novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept responde às necessidades de uma utilização diária sem se ter de abdicar dos trajetos inesperados, propondo um novo convite a viajar.

UMA mobiliDADE ALARGADA E serenA

Esta hibridização oferece o prazer de arrancar e de evoluir em silêncio, sem emitir o mínimo de gramas de CO2, mas também a possibilidade de conduzir até 50 km em modo ZEV, uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria dos trajetos diários dos utilizadores, até 130 km/h: não há necessidade de recorrer ao motor térmico na maioria das viagens diárias. Este modo possibilita o acesso às zonas mais restritas das cidades, cada vez mais sujeitas a proibições de circulação de veículos com motores térmicos: a hibridização permite uma mobilidade alargada, desde as pequenas viagens diárias em áreas restritas, a grandes viagens em estrada ou autoestrada.

É o melhor dos dois mundos para os clientes: a possibilidade de conduzir em modo totalmente elétrico tão frequentemente quanto possível, com uma autonomia ideal para trajetos do quotidiano, tendo a possibilidade de viajar para longe, partir para fins de semana ou ir de férias, sem ter de se preocupar com recargas, graças ao motor térmico, sóbrio e eficiente, que assume o seu papel.

UMA MOBILIDADE QUE REFORÇA OS bENEfÍCIOS DO confortO DO NOVO SUV C5 Aircross

Em modo ZEV, por exemplo, nas situações de condução mais stressantes da cidade, ou em pequenas viagens, o conforto acústico é incrementado, sem que nenhuma vibração perturbe a tranquilidade a bordo de novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept. O efeito casulo é aumentado, os passageiros sentem-se bem nessa bolha isolada, protegidos das agressões externas.

As qualidades de conforto do SUV C5 Aircross, materializadas nomeadamente pelos bancos Advanced Comfort, ou pelos materiais claros, são reforçadas graças à serenidade trazida pelo modo ZEV.

Em termos de modularidade e de volume da bagageira, o novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept conserva todas as vantagens da variante térmica do SUV C5 Aircross: modularidade excecional preservada, bancos traseiros individuais, deslizantes, rebatíveis e retráteis, independentemente da mecânica, mantendo-se o volume da bagageira referencial, graças à instalação engenhosa das baterias sob os bancos traseiros.

UMA mobiliDADE quE associA AGRADABILIDADE e eficiêNCIA

O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept beneficia de um motor eco-responsável e económico, brilhante pela sua eficiência e performance, independentemente das circunstâncias, combinando um motor a gasolina PureTech de 1,6 litros, com 180 CV, que responde às futuras normas Euro 6.3 e um motor elétrico de 80 kW, colocado entre o motor térmico e a caixa de velocidades. A bateria do motor elétrico é do tipo Alta Tensão 200 V Li-Ion, de 13,2 kW/h.

Em modo Hybrid, os dois motores unem forças para oferecer o melhor de dois mundos: uma potência acumulada de 225 cv transmitida às rodas dianteiras, um binário disponível a partir dos mais baixos regimes, um consumo controlado e um prazer de condução exacerbado. O consumo é de 2 litros aos 100 km e as emissões inferiores a 50 gramas de CO2 por quilómetro. Um ganho de 40% em termos de consumos em comparação com um modelo térmico puro. O motor térmico está equipado com um alternador de arranque para garantir rearranques do motor térmico em toda a discrição e de forma instantânea.

Um sistema de travagem de assistência elétrica (“i-booster”) recupera a energia disponível durante as fases de travagem e de desaceleração, até 10% de autonomia. Tal acontece graças à transferência da energia mecânica para energia elétrica armazenada na bateria. O sistema permite recarregar a bateria e aumentar a disponibilidade de condução em modo elétrico.

A caixa de velocidades automática EAT8, rápida e eficiente, beneficia aqui de uma evolução com otimização das passagens de caixa, reforçando ainda mais a fluidez e a agradabilidade de condução, com disponibilidade imediata do binário de 337 Nm do motor elétrico, e a adição de um modo “Brake” que permite uma desaceleração do veículo sem pressão no pedal do travão.

UMA mobiliDADE quE GARANTE uMA grande faciliDADE DE UTILIZAÇão

Gestão do modo de tração

A gestão entre o motor elétrico e o motor térmico é feita automaticamente de acordo com o nível de carga da bateria e das solicitações dos condutores. No entanto, este pode, a qualquer momento e muito facilmente, escolher o seu modo de condução: ZEV, Hybrid ou Sport, graças ao seletor de modo posicionado na consola central, à direita da alavanca de velocidades da caixa automática.

Recarga

O tempo de carregamento é otimizado: numa tomada convencional, a bateria recarrega numa noite: entre 4 horas (tomada 14A) e 8 horas, dependendo do tipo de tomada. Numa Wallbox de 32A, a recarga da bateria é acelerada e faz-se em 2 horas. A recarga é simplificada e pode ser programada ou diferida, por exemplo, para tirar proveito dos tarifários vantajosos (fora das horas de pico). Esta programação está disponível no ecrã tátil no habitáculo, ou através do smartphone na aplicação MyCitroën.

Os cabos de carga estão armazenados num espaço dedicado no fundo da bagageira. O acesso para carga está localizado à esquerda do veículo, sendo simétrico à entrada tradicional do lado direito, dedicada ao enchimento do depósito do motor térmico. A recarga é muito simples, graças à ergonomia da porta e dos cabos. Para carregar a bateria, a porta de carregamento à esquerda do veículo incorpora um código de cor que acompanha visualmente o processo de carga: Díodo branco para o modo Acolhimento, Díodo verde intermitente para detetar um carregamento a decorrer, Díodo verde fixo para indicar o fim do carregamento, Díodo azul para uma recarga diferida.

IHM e serviços dedicados

Com esta nova cadeia de tração foi essencial dar um acompanhamento ao condutor, propondo-lhe um HMI simples, de fácil compreensão, leitura e utilização. O objetivo é simples: fortalecer a ligação entre o condutor e o seu veículo, para exacerbar a modernidade da cadeia de tração e do veículo, simplificando todas as interações e todas as ações, no quotidiano, para tornar o veículo numa extensão da sua casa, lúdica, gratificante e de aprendizagem imediata.

Uma apresentação dedicada no cluster digital permite ao condutor selecionar, a qualquer momento, a exibição “Hybrid” do seu cluster digital de 12,3”, para visualizar os elementos distintivos relacionados com a hibridização: o medidor de potência, os indicadores elétricos e de gasolina, as autonomias em modo elétrico e da gasolina, o diagrama dos fluxos de energia. Quando o veículo se recarrega, o cluster apresenta um modo de exibição específico, mostrando o tempo de carga restante para alcançar uma recarga completa (h/min), a energia elétrica recuperada (em km), a taxa de carga da bateria recuperada (em%) e a velocidade de carga da bateria (km/h).

O novo SUV C5 Aircross Plug-In Hybrid Concept conta com páginas específicas no ecrã tátil para a gestão das informações ligadas à hibridização: diagrama de fluxo de energia, estatísticas de consumo, Eco Coaching e parametrização da recarga da bateria. Um impulso de acesso direto no tablet permite aceder de imediato a essas informações específicas e, em particular, à programação das recargas.

Os serviços associados permitem desfrutar deste conforto sem limites, sem stress, de modo fluido, para usufruir da viagem e conforto a bordo sem preocupações, com toda a simplicidade. Por exemplo, a navegação 3D Citroën Connect NAV no ecrã tátil evoluiu para incorporar algumas especificidades relacionadas com a hibridização: os POI das zonas de carga elétrica vêm complementar a informação das estações de combustível, e uma representação da zona de cobertura em modo 100% elétrico em função do nível da carga da bateria, proporciona um maior controlo da autonomia da viatura em modo 100% elétrico.

A app MyCitroën é o exemplo perfeito da continuidade entre o condutor e seu veículo. Aplicação simples e imediatamente disponível no ecrã do seu smartphone, recolhe todos os dados úteis do quotidiano e apresenta muitos serviços, mesmo remotamente. Isto permite programar uma carga, iniciar ou parar uma carga a qualquer momento e verificar o estado da carga da bateria. Além da gestão e programação do carregamento, a aplicação permite gerir e programar os elementos de conforto térmico, como o aquecimento e ar condicionado, apresentando indicações de EcoCoaching e estatísticas de consumos.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Motor térmico: PureTech 180 S&S

Motor elétrico: 80 kW (implantado entre o motor térmico e a caixa de velocidades)

Potência acumulada: 225 cv / Transmissão 4×2 às rodas dianteiras

Binário do motor elétrico: 337 Nm

Caixa: automática EAT8 eletrificada

Bateria: Alta Tensão 200 V Li-Ion de 13,2 kW/h

Tempos de carga: entre 2 hora (Wall box 32A) e 8 horas (tomada comum)

Autonomia em modo ZEV: entre 50 e 55 km (operável até aos 130 km/h, segundo o Protocolo NEDC); entre 40 e 45 km (segundo o Protocolo WLTP*)

Emissões: menos de 50 g/km de CO2 / inferior em 40% face ao modelo térmico equivalente*

*valores não homologados

  1. MODELOS DE PASSAGEIROS DA CITROËN HOMOLOGADOS SEGUNDO O PROTOCOLO WLTP

Atualmente, todos os modelos da gama Citroën encontram-se homologados de acordo com o protocolo WLTP, permitindo ao cliente o acesso a uma gama completa, eficiente e virtuosa de motores, de acordo com as suas necessidades.

A Citroën confirma, assim, o seu compromisso de Marca inspirada pelos seus clientes e mais próxima da forma como estes vivem o automóvel. Apostada em transmitir informações o mais próximas possível da realidade, a Marca havia antecipado o novo protocolo WLTP, um ciclo mais rigoroso e mais próximo das condições de utilização real do cliente, através da abordagem T&E iniciada em 2016. Com o objetivo de dar sempre melhor informação aos seus clientes, a Citroën publica no seu site, desde 2016, os consumos dos seus modelos e, desde março de 2018, as suas emissões de NOx em condições reais de utilização, de acordo com um protocolo desenvolvido com duas ONG (T&E e FNE) e certificada por uma organização independente (Bureau Veritas).

Ao homologar todos os seus modelos, a Citroën permite ao cliente o acesso a uma ampla gama de motores, em consonância com as suas necessidades.  Os motores a gasolina PureTech e diesel BlueHDi de nova geração dão à Citroën um avanço em relação às futuras e mais severas normas de 2020, beneficiando de tecnologias mais eficientes no campo do controlo da poluição. Na verdade, os modelos Citroën contam com as mais recentes inovações do Groupe PSA, como a SCR (Selective Catalytic Reduction) nos motores diesel BlueHDi, ou com um inédito filtro de partículas para motores a gasolina de injeção direta.

03 – UMA MARCA ICÓNICA, CENTENÁRIA EM 2019

  1. UMA MARCA BEM CENTENÁRIA

A dinâmica de produto é parte significativa da dimensão icónica de uma Marca que irá comemorar o seu Centenário no próximo ano. Desde 1919 que a Citroën demonstra ousadia e apego aos seres humanos, algo ainda hoje presente. Assente nesse património e nos muitos modelos que fizeram história, a marca fica gravada no coração de cada visitante.

O piscar de olho a alguns modelos do passado começa pelo Citroën mais antigo do stand: um 5 CV Type C de 1925 exposto no “Café Bulle”. Este cabriolet histórico conta com um banco de 2 lugares, vidros laterais e uma capota completa. Esta primeira voiturette francesa construída em grande escala carrega o apelido de “o pequeno Citron”, que faz eco da marca Citroën pela sua cor de lançamento (amarelo). Propriedade de François Thély – um apaixonado membro de Club Vincennes, em Anciennes, que quis encontrar o mesmo carro que o seu pai, André Thély, havia comprado em 1957 com 18 anos, quando era um estudante, após ter tirado a carta – este 5 CV Type C foi comprado na Bélgica em 2009. Todos os anos ele participa em grandes eventos, como a homenagem a André Citroen em 2009, nos 90 anos da Marca (foi uma das apenas 90 viaturas selecionadas para o feito) ou mesmo na Travessia de Paris, que se realiza a cada ano, em Janeiro, e em pleno no verão.

O ponto de união entre a saga Berlingo e a comemoração dos 70 anos do 2CV está, por seu turno, a cargo de um 2CV AK 350 Glaçauto de 1967, orgulhosamente montado numa parede, desprovido do seu motor. Renovada especificamente para a ocasião, a mítica fourgonnette – então ainda propriedade de Damien Boiteux, fã do 2CV, – adota um tom laranja que não é estranho aos detalhes coloridos do Pack XTR, que é proposto no novo Berlingo.

O seu equivalente comercial ligeiro, o novo Berlingo Van surge dotado de uma transformação para acomodar a boutique “Le Petit Citroën”. Pintado nas cores da loja, em vermelho e branco, este novo furgão Berlingo foi totalmente remodelado interiormente, pela empresa Euromag, especializada na transformação de veículos do tipo loja de rua, de modo a receber e expor diferentes conteúdos, como a nova linha produtos “Oui are French”, as miniaturas contemporâneas e ainda o coffret de 5 miniaturas em madeira, da “Collection Citroën Origins”, composta por 5 modelos icónicos: 2 CV, Méhari, Type H, Traction e Rosalie.

  1. AO ENCONTRO DE OUTRAS MARCAS FRANCESAS ICÓNICAS

Marca icónica que beneficiou da genialidade de André Citroën, a Citroën soube sempre associar-se a outros visionários para inovar e ser criativa sem limites. Este ano apresenta, no seu stand, outras marcas francesas que partilham os mesmos valores de criatividade e savoir-faire:

O Art Car E-MEHARI de Jean Charles de Castelbajac

A Edição Limitada C3 JCC+ (a desvendar no dia 17 de setembro)

A Série Especial “ELLE” proposta nos modelos C1 e C3 => C3 ELLE exposto no stand

A Série Especial “Rip Curl” nos modelos C3 Aircross, C4 e Grand C4 SpaceTourer, SpaceTourer => C3 Aircross e SpaceTourer expostos no stand

A Série Limitada C1 Urban Ride

Nota: O conjunto destas propostas é descrita nos Comunicados de Imprensa dedicados, disponíveis no portal de imprensa.

  1. TODA A DINÂMICA DO C3 WRC

Dado que o desporto automóvel também faz parte do ADN da Citroën, ajudando a fortalecer a imagem e reputação da marca Citroën junto dos seus clientes, amantes dos World Rally Car, será possível mergulhar nesse universo “Racing” graças a:

Um C3 WRC, modelo que debita 380 cv e que surge exposto em destaque, e que tem por objetivo levar os chevrons ao mais elevado nível das competições mundiais, no circuito dos ralis, assente na premissa de que desde a sua criação, em 1919, a Citroën sempre foi ilustrada pelas suas capacidades de aventura e desafios desportivos.

Um simulador de condução, uma verdadeira atração no stand. Experiência que os fãs irão apreciar após instalarem-se na sua bacquet. As sensações estão asseguradas pelas vibrações transmitidas pelo banco e pelo volante, que reproduzem a realidade sentida por um piloto nas provas que compõem o Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2018, disputado em pisos de terra e alcatrão. A 4 de outubro iniciar-se-á o Rali de Gales/GB.

04 – UM STAND À IMAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA CLIENTE INOVADORA

O crescimento da marca Citroen é também sustentado pela modernização da sua rede, que, à imagem de seu stand colorido e acolhedor, está a transformar-se para se adaptar aos novos padrões de consumo e, assim, ficar mais perto dos clientes, como se vê pelos novos pontos de venda “La Maison Citroën”.

Em paralelo, a Citroën continua a implementar dos serviços dedicados aos seus clientes, como o Citroën Advisor, portal de avaliação online dedicado aos pontos de venda e produto Citroën, o serviço Rent & Smile, que permite o aluguer de uma viatura Citroën no Concessionário, ou o Earn & Drive, que permite ao cliente Citroën ganhar dinheiro, ao disponibilizar o seu próprio veículo para aluguer. São muitos serviços, em sintonia com os tempos modernos, que alteram o acesso à mobilidade e simplificam a vida dos automobilistas.

O VISITANTE NO CORAÇÃO DA NOVA IMAGEM DA CITROËN

Para este Salão Automóvel de Paris 2018, a Citroën concebeu um stand completamente novo – “La Maison Citroën” – numa área de 1500 m2, colocando os visitantes no coração desse dispositivo. Mais do que um stand, este espaço é a expressão arquitetónica e do estilo da Citroën e do programa global Citroën Advanced Comfort®. Completamente redesenhado, promete ao grande público viver uma imersão completa no universo Citroën.

O stand Citroën surpreenderá os visitantes logo desde a entrada, com três estruturas de madeira originais e delicadas, cuja silhueta relembra, precisamente, uma casa, enquanto as vigas em suspensão sobrevoam a “Welcome Table” que delimita o corredor central. Um primeiro pódio convida a descobrir, em estreia mundial, o C5 Aircross Hybrid Plug-In Concept, um concept-car que simboliza a transição energética, enquanto a monumental mesa em madeira, com mais de 12 metros de comprimento, permite aos visitantes informarem-se sobre as notícias da marca através de iPads, com conteúdos  vídeo originais, ou, simplesmente, descansar, mantendo-se conectados graças às múltiplas tomadas de recarga de telemóveis aí integradas.

No seu prolongamento, o stand integra uma “Arena” em níveis que podem acomodar mais de 100 pessoas, conjunto de lugares que convidam a um momento de relax, ideais para ver do alto o conjunto de uma gama dividida em 3 polos bem distintos: “SUV” com o novo SUV C5 Aircross Europe, em estreia mundial, “BERLINE”, com a nova Berlina C4 Cactus, “FAMILLE”, com o novo Berlingo. Os visitantes podem ainda assistir aos flashmob diários (dias de público às 11h30, 14h00 e 17h30 e 20h30, horas locais) ou participar, no dia 5 de outubro, no Festival ‘Oui Are French’, dedicado às jovens bandas francesas de música, que contam com o apoio da Marca.

A outra novidade surge numa mezzanine, o “Café Bulle”, espaço VIP ideal para uma bebida ou snack no espírito do Café André, revisitado e transformado pelo parceiro Orangina, marca popular francesa tão fresca e atual como a Citroën. O entusiasmo pelo Centenário da Marca surge orgulhosamente neste patamar: o histórico modelo 5 CV Type C de 1925.

Para os visitantes mais apaixonados pela moda e pela arte, serão as cores do criador Jean-Charles de Castelbajac a captar a atenção, através da Edição Limitada C3 JCC+ e pelo Art Car E-MEHARI.

Quanto à boutique de produtos Lifestyle Citroën denominada “Le Petit Citroën”, reveste-se de uma cobertura em vidro que se estende, pela primeira vez, para fora dos seus limites, através da terceira geração do comercial ligeiro novo Berlingo Van, transformada a preceito.

Inovação a descobrir nesta boutique “Le Petit Citroën” são os SEETROËN, os primeiros óculos que eliminam os enjoos dos transportes. Denominada de “cinetose”, esta condição afeta, de modo crónico, mais de 30 milhões de europeus. Lidando com esse problema, a Citroën, que tem no conforto o seu leitmotiv, desenvolveu estes óculos de visual high-tech, concebidos em material plástico branco de toque suave, recorrendo à tecnologia Boarding RingTM, que funciona segundo um princípio simples: eles recriam a linha do horizonte através de um líquido colorido que resolve o conflito sensorial na sua raiz. Este dispositivo paramédico, patenteado e testado, pode ser usado por adultos e crianças a partir dos 10 anos, tendo uma taxa de eficiência de 95%.

MAISON CITROËN: O CONCEITO URBANO DE PONTO DE VENDA

Como parte da sua transformação a 360°, a Citroën renova o conjunto da sua experiência cliente, começando com a oferta presente nos seus showrooms. Surgiu, assim, a “La Maison Citroën’, um novo conceito de ponto de vendas urbano, estreado em Paris, em 2017, e que continua a sua implementação por todo o mundo, contando já com 7 estruturas: 2 em França (nos bairros 16 e 14 de Paris), 2 na China (Wuhan Hongtai e Anhui Weifeng), 1 no Japão (Tóquio), 1 na Colômbia e 1 na Bélgica, em Bruxelas. Até final do ano estão previstas 25 novas aberturas.

Cada um deles tem a mesma ambição: reinvestir nos centros das cidades e sacudir os códigos de distribuição automóvel tradicionais. Se por um lado, a reduzida superfície limita o número de modelos em exposição, por outro, a experiência do visitante é ampliada: primeiro com uma experiência física, calorosa e caseira (ambiente arborizado, encenação de cores e materiais, dando uma agradável dimensão tátil, etc.), mas também uma experiência digital, recorrendo ao melhor do universo Citroën (configurador 3D, Citroën Origins, etc.) através de vários ecrãs interativos.

SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA NA RELAÇÃO COM O CLIENTE

A app móvel My Citroën permite estender a experiência de condução ao smartphone. O My Citroën permite criar o espaço pessoal do condutor e encontrar informações sobre o ponto de venda mais próximo, acompanhar os consumos do veículo, as dicas de manutenção, o lugar de estacionamento do seu veículo, etc. É ainda possível fazer uma marcação na oficina e pedir um orçamento de serviço. A app Scan My Citroën integra o Manual de Bordo 2.0 e simplifica a sua vida. Disponível nos modelos C1, C3, C3 Aircross, C4 Cactus e C4 SpaceTourer, esta aplicação integra vários recursos intuitivos e interativos: scan, busca visual e o diretório de luzes de aviso.

Acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Citroën CarStore (www.citroencarstore.pt) é um portal que permite comparar, instantaneamente, todas as propostas de veículos novos disponíveis em stock na Rede Citroën. Também permite efetuar uma reserva online e direta do modelo da sua escolha, com um simples clique, sem ter que se deslocar ao stand. Este serviço já é aplaudido por 150.000 utilizadores por mês, em média.

Implementado em 35 países, o Citroën Advisor (www.citroen-advisor.pt) é o portal de avaliação online dos clientes da Marca. Certificado pelo NF Service na gestão das opiniões on-line dos clientes, este site é uma estreia entre os fabricantes de automóveis. Desde 2014 que os clientes podem dar o seu parece sobre a qualidade dos pontos de venda, na experiência após a compra de um veículo ou após uma passagem pela oficina. Em 2016, o portal evoluiu, passando a dar a possibilidade ao proprietário de um modelo Citroën de registar notas e comentários sobre o seu novo veículo, partilhando, deste modo, as suas experiências. O Citroën Advisor já conta com mais de 200.000 notas postadas pelos clientes, registando-se uma média de 4,8 estrelas, de um total de 5, em termos de pontos de venda, e 4,7 estrelas em 5 para os veículos.

SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA A BORDO DOS AUTOMOBILISTAS

Disponível nos modelos C3, C3 Aircross, C4 SpaceTourer e SpaceTourer, o Citroën Connect Nav é uma nova geração de navegação 3D conectada, acoplada a um ecrã capacitivo de 7”, bastando o simples toque com a ponta do dedo para o operar. Conta com reconhecimento de voz no controlo das funções de Navegação, Telefone e Media, sem necessidade de desviar os olhos da estrada. Nele estão incluídos diversos serviços conectados, nomeadamente informações de tráfego em tempo real, preços dos combustíveis nos postos de abastecimento e parques de estacionamentos, meteorologia, áreas de perigo (em opção) e atualizações gratuitas da cartografia 4 vezes por ano e dos serviços Pack Citroën Connect Nav ao longo de 3 anos.

O sistema também incorpora a função Mirror Screen, que permite explorar as aplicações de um smartphone no ecrã tátil dos diferentes modelos com total segurança, disponível para uma ampla gama de smartphones compatíveis, dotados das tecnologias Apple CarPlay™, MirrorLink® e Android Auto.

Quanto ao Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistance, trata-se de um serviço geolocalizado de chamadas de emergência e de assistência. Em caso de acidente ou qualquer outra situação que requeira uma intervenção urgente, permite o envio de auxílio adequado, de modo automático ou com a ajuda de um dos ocupantes do veículo, bastando pressionar o botão “SOS”. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, este serviço gratuito não requer qualquer subscrição. Para oferecer maior descanso ao cliente, é possível entrar em contacto com o centro de emergência, bastando pressionar, durante algum tempo, o botão “Duplo Chevron”. O Pack SOS & Assistance assenta na Citroën Connect Box, equipamento que inclui o seu próprio cartão SIM e o seu próprio recetor GPS. Através deste equipamento, disponível desde o início da década em muitos dos seus modelos, a Citroën está há muito à frente da Diretiva Europeia que, desde abril último, exige que todos os novos veículos de passageiros que cheguem ao mercado estejam equipados com um sistema eCall de chamadas de emergência. O Citroën Connect Pack engloba um conjunto de serviços destinados a enriquecer o Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistance, proporcionando maior serenidade e facilidade de utilização no quotidiano. Este conjunto compõe-se de: Pack Monitoring (livro de manutenção virtual e conselhos personalizados de eco-condução), Pack Mapping (localização do veículo, informações sobre a utilização do veículo em áreas e períodos pré-definidos, e, de acordo com o país, os limites de velocidade autorizados) e o Pack Tracking (geolocalização do veículo em caso de roubo).

SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA DOS AUTOMOBILISTES NA ÁREA DA MOBILIDADE

O serviço Citroën Rent&Smile é uma oferta de aluguer de curto prazo, simples e fácil de aceder, operada pela Rede de Concessionários Citroën. Basta ao cliente reservar o veículo da sua preferência através de uma plataforma telefónica dedicada e, em seguida, seguir para o ponto de venda para levantar o seu veículo.

O serviço Citroën Earn&Drive oferece ao cliente Citroën a possibilidade de ceder o seu veículo para aluguer privado e beneficiar de estacionamento gratuito e seguro nas imediações da sua casa ou junto a aeroportos e estações ferroviárias. Durante o período de estacionamento, o veículo é proposto a quem dele necessitar e o cliente é pago de acordo com os quilómetros percorridos. Cabe ao Earn & Drive a gestão dos alugueres em nome do cliente, assegurando o veículo contra todos os riscos junto do MAIF, parceiro desta solução.

O serviço Citroën Co-Experience permite testar um Citroën entre particulares. Numa altura em que a partilha de experiências entre clientes se generaliza, a Citroën iniciou, no último ano, uma nova fase, propondo aos seus clientes a oportunidade de experimentar o seu futuro Citroën com indivíduos já clientes. Denominado Citroën Co-Experience, este serviço encaixa-se totalmente na atualidade, oferecendo uma experiência “real” de intercâmbios, sem filtro comercial. Valorizando a proximidade e as ligações entre a comunidade, esta nova abordagem reinventa o tradicional percurso de compra de viaturas, traduzindo-se numa abordagem original, totalmente em consonância com a assinatura “Inspired by You”, da Citroën.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.