Lappi coloca Toyota Gazoo Racing no pódio do Rali da Sardenha

0

O piloto finlandês Esapekka Lappi da TOYOTA GAZOO Racing subiu ao pódio no Rali da Sardenha, prova Italiana que marca a sétima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA. Este resultado coloca o piloto do Toyota Yaris WRC em quarto lugar na classificação do campeonato de pilotos. Os seus colegas, Jari-Matti Latvala e Ott Tänak, marcaram pontos importantes para a equipa ao terminar em sétimo e nono lugar, respectivamente, apesar de terem reiniciado o rali ao abrigo das regras de rali 2.

Os três pilotos da TOYOTA GAZOO Racing arrancaram na quinta-feira ao final do dia para uma curta super especial em Ittiri. Esapekka Lappi foi o sexto mais rápido na classificação geral, Jari-Matti Latvala foi o oitavo e Ott Tänak 10º, os três pilotos a menos de 2,5 segundos do mais rápido.

No dia seguinte, Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi terminaram o primeiro dia inteiro de prova em terceiro e quarto lugares respetivamente. Ott Tänak venceu a quarta especial do dia e na ultima especial do dia, quando estava em terceiro lugar da geral, foi forçado a parar na sequência de problemas no sistema de arrefecimento, que ficou danificado depois de um salto.

No sábado, Esapekka Lappi terminou o dia em terceiro lugar após uma luta renhida com o companheiro de equipa Jari-Matti Latvala. Ao longo de todo dia, os dois finlandeses aos comandos dos dois Yaris WRC, rodaram separados por apenas alguns segundos. Latvala, que terminou o dia com 5,3 segundos de vantagem sobre Lappi, infelizmente teve um problema no alternador do Yaris WRC que o impediu de regressar à zona de serviço. Ott Tänak que tinha regressado, segundo as regras de rali 2, realizou uma recuperação notável, de 19º para 9º lugar da geral.

No último dia de prova Lappi controlou o andamento, pois dispunha de uma margem de mais de um minuto sobre o quarto classificado. Assim, adotou uma abordagem mais cautelosa nas últimas quatro etapas, garantindo o segundo pódio de sua carreira no WRC e cumprindo o seu objetivo, de melhorar o quarto lugar que havia conseguido no mesmo rali em 2017.

Citação no último dia do Rali de Itália:
Tommi Makinen (Diretor da Equipa):

“Parabéns ao Esapekka pelo em seu pódio. Perdeu algum tempo no primeiro dia, mas depois disso continuou num bom ritmo, concentrado e sem cometer erros. Este pódio é um resultado merecido. É claro que não podemos estar completamente satisfeitos com o nosso fim de semana, porque seria bom ver Jari-Matti e Ott também a lutar pelos lugares do pódio até ao final. É realmente lamentável o que aconteceu aos dois, mas os ralis são assim, e isto pode acontecer, especialmente em um evento tão difícil. Foi muito mais duro do que pensávamos que seria, com muitos abandonos e problemas. Todos lutaram até ao fim, apesar das condições difíceis da estrada. Os carros são fortes, mas também é preciso ter alguma sorte.”

Classificação final do Rali da Sardenha (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h29m18.7s
2 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +0.7s
3 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +1m56.3s
4 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m55.2s
5 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC) +3m10.9s
6 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +4m31.7s
7 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +11m22.1s
8 Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +13m14.6s
9 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +13m18.2s
10 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +15m30.4s

Após as férias de verão do WRC, a oitava ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA será na Finlândia de 26 a 29 julho. É habitualmente o rali mais rápido do calendário, com estradas em gravilha suaves e muitos saltos. É também próximo da sede da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team em Jyväskylä e o rali onde Esapekka Lappi venceu em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.