ANTRAM propõe soluções que permitam a viabilidade do setor

0

Alargamento do regime do gasóleo profissional, majoração com custos de combustíveis e benefícios fiscais são algumas das medidas propostas

A ANTRAM foi recebida na Secretaria de Estado das Infraestruturas (SEI) pelo Secretário de Estado das Infraestruturas. Na reunião, que decorreu a 28 de maio, a Associação apresentou um conjunto de soluções que têm como objetivo inverter a situação atual, medidas essas que permitirão alcançar, consequentemente, a sustentabilidade e viabilidade do setor. Entre as propostas apresentadas, destaque-se, por exemplo, o alargamento do regime do gasóleo profissional por mais dois anos, o alargamento relativo ao número de litros (passando do benefício dos 30 mil para os 50 mil litros) e, ainda, o alargamento da tipologia dos veículos (passando a abranger veículos a partir das 7.5 toneladas).

A majoração com os custos de combustíveis, para efeitos de IRC, que deverá passar para os 130 por cento, e a majoração com os custos das portagens são outras das soluções propostas. No encontro, a ANTRAM solicitou, ainda, que o setor passe a ser abrangido pelo Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI), já a partir de 2019, e que possa ser concedido, também e ainda em 2018, um Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento (CFEI). Por fim, saliente-se a proposta relacionada com o benefício fiscal, centrada na isenção de mais-valias em sede de IRC, quando reinvestidas na aquisição de veículos de mercadorias.

A ANTRAM aguarda, no prazo de quatro dias, feedback do SEI relativamente à proposta apresentada. Findo esse período, e caso não obtenha qualquer resposta, a Associação estará totalmente solidária com as ações que as empresas de transporte decidirem definir.

ANTRAM: Nova edição do Salão Nacional do Transporte arranca já esta sexta-feira

Evento: Salão Nacional do Transporte

Data: De 1 a 3 de junho
Local: Centro Municipal de Exposições de Pombal

A ANTRAM promove, a partir de sexta-feira, 1 de junho, uma nova edição do Salão Nacional do Transporte. Durante três dias, o Centro Municipal de Exposições de Pombal (Expocentro) reúne um conjunto alargado de expositores, que irão receber as centenas de visitantes – profissionais do meio, motoristas, empresários, fornecedores e clientes da área dos transportes –, dando a conhecer as mais recentes novidades do setor.

Todos aqueles que passem pelo Expocentro terão a oportunidade, ainda, de assistir a show drifts, demostrações de perícia com camiões e a concertos musicais, tudo num espaço de networking e convívio associativo. Destaque-se, igualmente, no último dia, 3 de junho, às 11h00, o desfile de camiões que percorrerá as ruas de Pombal, e o show de mota, agendado para as 15h00, assegurado por Humberto Ribeiro, antigo campeão do mundo de motociclismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.