Manuel Gião sai de Braga otimista para o futuro do Kia cee’d TCR

0
  • Saindo do 4º lugar da grelha para a segunda corrida do fim-de-semana, piloto da CRM Motorsport voltou a ganhar posições e a colar-se à liderança
  • Problema na correia do alternador levou à desistência do tripulante do carro nº7
  • Apesar das contingências, CRM Motorsport sabe que os resultados vão surgir

Foi um fim-de-semana agridoce para Manuel Gião e a CRM Motorsport. No arranque do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos, a ‘dupla’ da CRM Motorsport viu-se afetada por duas situações distintas que comprometeram a sua prestação nas duas corridas do fim-de-semana e impediram de ver concretizado todo o potencial do Kia cee’d TCR.

Tal como na primeira manga, de onde partiu do 6º posto para assumir o segundo lugar, Manuel Gião voltou a realizar um excelente arranque que o fez cruzar a linha da meta colado ao líder no final da primeira volta. Mas se antes tinha sofrido um furo no pneu traseiro direito, que o obrigou a parar nas boxes, caindo, assim, para o fim da tabela classificativa, desta feita foi a correia do alternador a ceder, forçando nova paragem e a consequente desistência do piloto.

Um resultado demasiado penoso face ao trabalho realizado pela nova equipa técnica, e mais ainda tendo em conta a ausência de problemas durante todos os treinos privados que tiveram lugar entre sexta e sábado.

“Após três dias de trabalho intensivo com o Kia cee’d TCR sem qualquer incidente mecânico, a bruxa voltou a bater-nos à porta, desta vez com uma correia de alternador partida. Continuamos certos do excelente potencial deste carro e os resultados irão aparecer em breve”, resume, desta forma, o fim-de-semana, Tiago Raposo Magalhães — responsável pela CRM Motorsport.

ENORME POTENCIAL

Apesar da natural desilusão pelo desfecho desta primeira ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos, Manuel Gião mostra-se convicto do caminho traçado e do “enorme potencial” evidenciado pelo Kia cee’d TCR ao longo de todo o fim-de-semana:

“Naturalmente que existe alguma frustração, partilhada por todos os elementos da equipa, face à grande evolução e andamento que demonstrámos em Braga. No entanto, existem muitos pontos positivos a retirar deste fim-de-semana, em particular quando considerada a juventude desta relação que agora se inicia e do meu conhecimento sobre o carro. A rapidez do Kia cee’d TCR é evidente e tenho a certeza que, com a sorte do nosso lado, os resultados seriam bem distintos. É por esse motivo que tanto eu, como a CRM Motorsport encontramo-nos ainda mais motivados para a próxima prova, no fantástico Circuito de Vila Real”, conclui.

Estreia positiva para Manuel Gião e o Kia cee’d TCR

  • Piloto e CRM Motorsport registaram sólida aprendizagem na estreia do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos 2018
  • Entrada no “top-5” transmite confiança e demonstra que existe margem de progressão
  • Gestão dos pneus será determinante nas duas corridas de amanhã

Focados no programa delineado para a primeira ronda do TCR Portugal e na construção de uma base de trabalho sólida entre todos os elementos da renovada equipa técnica. Assim se pode descrever a estreia competitiva de Manuel Gião ao volante do Kia cee’d TCR — modelo desenvolvido, em exclusivo mundial, pela CRM Motorsport num Campeonato TCR.

Ladeado por um novo engenheiro de pista e técnico de telemetria, o piloto do carro nº 7 abraçou um intenso e escrupuloso plano de trabalho. Em análise estiveram não só diversas afinações da suspensão e mapeamento do motor, mas também a gestão dos novos pneus que integram a competição em 2018.

“Foi um dia de aprendizagem, sem qualquer pressão para extrair tempos competitivos. Ainda assim, os resultados de hoje provam que existe um grande potencial no carro e na equipa, o que me deixa naturalmente otimista para o futuro”, revela Manuel Gião, depois de ter sido o 5º mais rápido na segunda sessão de treinos cronometrados, a curtos 0,6 décimos de segundo do primeiro classificado.

Entusiasmado com o que viu em pista, Tiago Raposo Magalhães confirma que “permitir a quem se encontra ao volante um conhecimento progressivo do carro e da equipa” foi o único objetivo para este primeiro dia de competição no Racing Weekend Braga — prova que marca o arranque do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos.

Ainda assim, “a verdade é que olhando para os tempos marcados logo a seguir à primeira volta mais rápida registada por cada piloto — a 2ª volta mais rápida — só podemos estar satisfeitos com os resultados obtidos, uma vez que encontramo-nos a menos de um segundo da pole-position para a corrida 1 e a apenas 0,4 décimos do piloto mais rápido para a corrida 2, o que revela, também, progressão no 2º treino cronometrado. Tudo num dia em que estamos a estrear um novo piloto e uma nova equipa técnica”, recorda.

Para o responsável da CRM Motorsport, as duas sessões cronometradas que tiveram lugar no traçado bracarense deixam “antever um Domingo com duas corridas muito disputadas até à última volta”, até pela pressão que será exercida nos pilotos pelo trabalho que terão de fazer ao volante e na adaptação ao desgaste dos pneus.

Mostrando-se convicto do caminho traçado para este segundo ano do Kia cee’d TCR, Tiago Raposo de Magalhães adianta que este início de temporada “já trouxe ganhos significativos”, e que a experiência de Manuel Gião e o seu entrosamento com os restantes elementos da equipa técnica irão, com certeza, “dar frutos” num futuro muito próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.