Francisco Abreu e Rafael Lobato juntos no TCR Portugal

0

A Peugeot Portugal vai estar representada no TCR Portugal 2018 através de um Peugeot 308TCR, viatura que será partilhada pelos pilotos Francisco Abreu e Rafael Lobato. À semelhança do projecto europeu que o primeiro disputa, a nova máquina concebida pela área de Competição Cliente da Peugeot Sport contará, em solo luso, com a preparação da Sports & You.

O novo Peugeot 308TCR será a viatura a usar no TCR Portugal, unidade que contará com a preparação da Sports & You. Chassis, motor, caixa de velocidades e aerodinâmica do novo 308TCR são específicos para a categoria TCR, no âmbito das corridas nacionais e internacionais de carros de turismo.

Campeão Ibérico do TCR 2017, Vice-Campeão Nacional de Velocidade TCR em 2016 e 2017 e Campeão Nacional de Velocidade em 2015, Francisco Abreu pretende alcançar o título absoluto do TCR Portugal 2018, campeonato que disputará a par com as provas do TCR Europa.

Ao seu lado terá Rafael Lobato, outra das jovens esperanças da velocidade nacional, piloto que conta no seu palmarés, entre outros, com os cetros de Vice-Campeão Ibérico do TCR 2017, 3º classificado nos Nacionais de Velocidade 2017 e 2016 (TCR e Absoluto) e Campeão Nacional de Velocidade (2014)

A primeira das 4 provas do ‘TCR Portugal’ – incluída, como as restantes, no circuito multidisciplinar “Racing Weekend 2018” – tem lugar já este fim de semana (26 e 27 de maio), no Circuito de Braga.

A Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Sport para Portugal e Espanha, com o apoio da Peugeot Portugal, irá participar no ‘TCR Portugal’, através da inscrição de um Peugeot 308TCR, a mais recente criação do departamento de competição da marca francesa para a Competição Cliente.

“Concebido para abarcar as principais séries nacionais e internacionais da categoria TCR, o novo 308TCR traduz-se na viatura ideal para partirmos em busca dos títulos de Pilotos e Equipas do TCR Portugal em 2018”, refere José Pedro Fontes, da Sports & You. “Máquina dotada da mais recente tecnologia de competição da Peugeot, o modelo demonstra uma elevada performance, é fiável e muito agradável de conduzir, características que já experienciámos nas duas provas que já realizámos no TCR Europa, onde já começámos a ter um conhecimento mais aprofundado do 308TCR e das suas reações.”

A conduzir o novo Peugeot 308TCR com as cores nacionais estará, assim, Francisco Abreu e Rafael Lobato, dois pilotos que têm construído as suas carreiras no domínio da velocidade: “Decidimos apostar no Francisco e no Rafael pelo facto se serem dois pilotos já com grande experiência na velocidade e na categoria TCR em particular, como o comprovam os resultados alcançados por ambos nos últimos anos. Temos, assim, connosco, o Campeão e Vice-Campeão do TCR Ibérico do ano passado, ano em que também foram, respetivamente, o 2º e 3º classificados do TCR Portugal”, explica o Diretor da Equipa Sports & You.

“A escolha do Francisco decorre, ainda, da experiência conjunta que já temos do TCR Europa, piloto que no fim de semana passado conquistou um suado 9º lugar e os primeiros pontos para a equipa, piloto que poderá proporcionar ao Rafael novo conjunto de ferramentas e dados que os ajudarão, em conjunto, a alcançar os objetivos que definimos para a presente temporada da velocidade nacional. Em conjunto irão formar uma equipa muito forte,” acrescenta.

“É com grande orgulho e responsabilidade que integro esta segunda parceria com a Peugeot Portugal e a Sports & You, desta feita para o Nacional de Velocidade de TCR,” refere Francisco Abreu. “Em face dos meus resultados em Portugal nos últimos anos e, agora, com a experiência internacional que estou a ter, no TCR Europa, com o 308TCR, será, alegadamente, mais fácil abordar as quatro provas nacionais, para mais contando na equipa com o Rafael, um dos meus adversários nos últimos anos, piloto por quem tenho um respeito e admiração enormes.”

Também Rafael Lobato refere estar “orgulhoso por me poder associar a este projeto da Sports & You e da Peugeot Portugal, permitindo-me evoluir como piloto e ao nível da realização pessoal. Não é todos os dias que se pode contar com um Peugeot 308TCR, o automóvel de que todos falam e que, apesar da sua juventude, até já venceu uma prova do WTCR, com a equipa oficial da Peugeot Sport. Poder colaborar com os objetivos ambiciosos de toda esta estrutura é fantástico e permitir-me-á, em parceria com o Francisco, partir rumo aos títulos de 2018.”

A carreira de Francisco Abreu em resumo

Natural da Madeira e licenciado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, em 2017, Francisco Abreu (23 anos) é um piloto que conta com um vasto palmarés na velocidade, que o levou, este ano, a abraçar o seu mais recente projeto de internacionalização.

Estreando-se no Karting aos 8 anos, sagrou-se Campeão Regional da Madeira logo em 2003), repetindo o feito dois anos depois, conquistando ainda duas Taças da Madeira. Foi Campeão Nacional de Karting, vencedor da Taça de Portugal e do Open de Portugal entre 2006 e 2008. No estrangeiro fez Karting em três épocas (2009 a 2001), obtendo resultados de relevo, como a vitória numa prova do World Series Karting (WSK), representando a equipa Tonykart oficial, sendo ainda hoje o único português que o conseguiu.

Em 2012 ingressou na “Autosport Academy”, da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), disputando, em simultâneo, o Campeonato Francês de Formula 4, onde obteve, entre outros resultados, um pódio no mítico Grande Prémio de Pau.

A partir de 2013 regressou a Portugal e abraçou a velocidade nacional, garantindo vitórias em todos os circuitos por onde passou. Foi Vice-Campeão desse ano na classe C3 dos Sport-Protótipos, ascendendo aos Sport Protótipos-CN, categoria rainha do Nacional de Velocidade (CNV) em 2014, sendo 3º no final do ano. No ano seguinte, com 21 anos, tornar-se-ia no mais jovem Campeão Nacional de Velocidade de sempre.

Fruto das evoluções entretanto registadas no CNV, em 2016 e 2017 integrou a categoria TCR-Turismos, sagrando-se Vice-Campeão Nacional em ambas as temporadas, reforçando o título de 2017 com o cetro de Campeão Ibérico TCR.

Em paralelo com o TCR Portugal 2018, Francisco Abreu está, presentemente, a disputar o ‘TCR Europe Touring Car Series’, descobrindo as mais conceituadas pistas europeias aos comandos do novo Peugeot 308TCR. À data, já conquistou os primeiros pontos, ao terminar a Corrida 2 do evento de Zandvoort (Holanda) na 9ª posição.

A carreira de Rafael Lobato em resumo

Estudante na área de Comunicação & Multimédia da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Rafael Lobato é natural de Vila Real, revelando-se um jovem lobo que conta já com um vasto palmarés na velocidade, sendo outro dos jovens promissores do automobilismo nacional.

Aos 20 anos, conta com uma diversificada carreira sobre rodas, assente, no passado mais recente na velocidade nacional, depois de passagens pela vertente de fora de estrada e, antes ainda, pelo karting.

Começando por esta última, o piloto ostenta uma tripla de títulos de Campeão da Baltar Kart Cup, dois na categoria Fórmula ENK (2007 e 2008) e o terceiro em Evolução A (2009), vencendo, também, 3 “Baltar Sprint Shows” (2008 a 2010). Seguiu-se uma outra vertente mais alternativa, que o levou a 2 títulos absolutos, o primeiro de Vencedor do Campeonato de Portugal de Offroad em 2011 – tornando-o no mais jovem Campeão de sempre do automobilismo nacional – para no ano seguinte conquistar o ceptro de Campeão de Portugal de Ralicross.

Seguiu-se a passagem para a velocidade, categoria em que conquistou o cetro de Campeão Nacional em 2014 (em Sport Protótipos, categoria C3) e o 2º lugar no ano seguinte, na mais evoluída categoria CN.

Lobato trocaria de montada em 2016, passando para os carros de turismo, temporada do Nacional de Velocidade que terminaria no 3º lugar (categorias de Turismo e TCR), depois de conquistar sua primeira vitória em TCR, mais 2 pole-positions e 2 voltas mais rápidas. No ano seguinte repetiria o feito, registando, entre outros resultados, 2 vitórias em corridas e 1 pole, um 2017 em que também garantiu o 2º lugar na Taça Ibérica de TCR 1, subindo por 2 vezes ao lugar mais alto do pódio, e o 3º lugar no TCR Espanha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.