Duas dezenas na estreia da Peugeot Rally Cup Ibérica 2018
São 21 duplas de pilotos que se apresentam à partida do Vodafone Rally de Portugal para a jornada inaugural da edição 2018 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Aos comandos dos competitivos 208 R2, têm pela frente uma exigente primeira parte da prova portuguesa do WRC, composta por 9 Especiais.
Iniciativa que dá início a um novo capítulo na história dos ralis na Península Ibérica, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA leva pilotos e máquinas para o norte do País, centro nevrálgico do Vodafone Rally de Portugal, para o seu primeiro evento.
Com experiências diversas, mas dotados de armas idênticas – os Peugeot 208 da categoria R2 (Grupo RC4) – todos se perfilam para levar vencer este 1º round que se desenrolará ao longo dos dois primeiros dias da prova portuguesa do WRC. A estrutura desta jornada de abertura inicia-se na quinta-feira com a especial espetáculo do Circuito de Lousada (3,36 km), para, na manhã do dia seguinte, os pilotos enfrentarem três exigentes classificativas, de desenho mais convencional – Viana do Castelo (26,73 km), Caminha (18,11 km) e Ponte de Lima (27,54 km) – palcos que serão, de novo, visitados à tarde. Esta primeira batalha da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA terá o seu epílogo na também dupla passagem pela Super Especial Porto Street Stage (1,95 km), desenhada na baixa portuense.
“É muito elevada a expectativa em torno da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, iniciativa idealizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o apoio da Sports & You em termos de organização, preparação e logística”, refere José Pedro Fontes, responsável por este inédito troféu monomarca, que se dividirá por ambos os países. “A enorme aceitação e adesão que tivemos, assim que anunciámos a realização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA no final do ano passado é elucidativa do sucesso que antevemos já neste ano de arranque. Juntaram-se em torno desta competição 21 formações, não só portuguesas e espanholas, como até britânicas.”, acrescentou.
BATALHA IBÉRICA COM UM ACCENT BRITÂNICO
De acordo com a Lista de Inscritos disponibilizada pelo ACP Motorsport, organizador do Rally de Portugal, perfilam-se, assim, os 21 Peugeot 208 R2 desta primeira prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA:
Piloto | Co-Piloto | País | |
110 | Nabila Tejpar | Richard Bliss | Inglaterra |
111 | Cameron Davies | Max Freeman | Inglaterra |
112 | Roberto Blach Nunes | Jose Murado Gonzalez | Espanha |
113 | Hugo Lopes | Alberto Silva | Portugal |
114 | Paulo Moreira | Marco Macedo | Portugal |
115 | Francisco Dorado Vizcaíno | Roi Terrente Perez | Espanha |
116 | Pedro Antunes | Paulo Lopes | Portugal |
117 | Daniel Pereira Nunes | Rui Raimundo | Portugal |
118 | Ivan Medina Herrera | Yeray Mujica Eugenio | Espanha |
119 | Juan Manuel Maná | Borja Odriozola | Espanha |
120 | Ricardo Sousa | Luis Marques | Portugal |
121 | Josep Bassas | Manuel Munoz | Espanha |
122 | Joao Alves | José Rodrigues | Portugal |
123 | Rui Carvalho | Jorge Carvalho | Portugal |
124 | Jan Solans Balbo | Mauro Barreiro Zas | Espanha |
125 | Diogo Gago | Miguel Ramalho | Portugal |
126 | Ramon Cornet | Dani Noguer | Espanha |
127 | Alberto San Segundo | Juan Luis Garcia | Portugal |
128 | Miguel Lobo | Paulo Marques | Portugal |
129 | Diogo Soares | Luís Rodrigues | Portugal |
130 | Álvaro Pérez Abeijon | Brais Miron Carnes | Espanha |
Beneficiando do apoio dos parceiros técnicos Pirelli e Total, e contando com a experiência e a dinâmica da Sports & You como parceiro técnico e logístico da iniciativa, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA arranca, assim, da melhor forma para pilotos e organizadores, sem deixar de realçar a mais-valia que representa para o público aficionado ibérico.
O PEUGEOT 208 R2
A máquina de competição deste projeto é o Peugeot 208 R2, modelo que tem demonstrado, nos vários campeonatos e troféus em que participa, ser uma das máquinas mais competitivas da categoria R2.
Criação com assinatura Peugeot Sport e utilizado em diferentes troféus de ralis, o 208 R2 recorre, entre outras soluções, a um motor de 1.598 cc com uma potência máxima de 185 cv às 7800 rpm, caixa sequencial de 5 velocidades de comando mecânico e travões de disco ventilados.
OS PRIMEIROS 20.000 EUROS EM JOGO
Um dos aliciantes da competição é uma valiosa lista de prémios a atribuir em todas as provas que compõem a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Destinada a promover a entrada nos ralis de jovens pilotos que, com recursos financeiros mais limitados, têm nos apoios pecuniários uma ajuda importante na composição dos seus orçamentos para a época, este Vodafone Rally de Portugal distribuirá 20.000 Euros em prémios.
Os pilotos que terminarem esta 1ª prova nos lugares do pódio recebem, respetivamente, 5.000, 4.000 e 3.000 Euros, dividindo-se o restante montante pelo top-10, de acordo com o Regulamento Particular do troféu. Será ainda entregue um prémio de 1000 Euros ao piloto Junior que obtiver a melhor classificação (idade inferior a 27 anos), acumulativo ao valor que vier a conquistar em termos da geral. A atribuição dos montantes é feita em 50% em valor pecuniário e 50% em vouchers de Peças Peugeot.
Como corolário para o piloto com mais pontuação no cômputo dos 6 ralis da presente temporada, recorde-se que o Prémio Final a atribuir ao vencedor da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2018 é o acesso ao volante de um modelo da categoria R5 num rali de 2019 da Península Ibérica, a indicar oportunamente.